ASSINE
search button

Influenciado por pessimismo europeu, Ibovespa fecha em queda 

Compartilhar

O índice Ibovespa fechou em queda de 0,97% aos 66.037 pontos nesta terça-feira, 27, impulsionada pelo clima negativo que dominou o mercado internacional, após os OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) afirmar que a crise na Zona do Euro ainda está longe do fim. Além disso, a instituição alertou que os países da região devem elevar os seus fundos de resgate.

Além disso, tanto os ativos da OGX Petróleo, quanto a Petrobras apresentaram queda acentuada, ajudando a puxar o índice ainda mais para baixo. Juntas, as ações representam 16,05% do índice. Também pesaram as redução fortes dos setores imobiliários e siderúrgicos, que caíram em 11,18% e 7,99% respectivamente. 

O dólar continuou com tendência positiva e fechou o dia em alta de 0,08%, cotado a R$ 1,8177 para a venda. O giro financeiro foi de R$ 6,47 bilhões.

Cenário Internacional

Nos Estados Unidos, os principais índices perderam força e também fecharam no negativo nesta terça-feira (27). Apesar da divulgação dos dados econômicos que vieream dentro do esperado pelo mercado, o discurso do presidente do FED, Ben Bernanke, de que os EUA ainda precisam de estímulos para se recuperar, desanimou os investidores.

Dentre os dados divulgados hoje, estão o S&P/Case-Shiller de janeiro, que mede o preço dos imóveis no país e registrou queda de 3,8%. O Consumer Confidence, que mede a confiança do mercado, indicou 70,2 pontos neste mês, bem próximo das projeções.

Apesar da baixa de hoje, os três principais bolsas de valores dos Estados Unidos já caminham para o melhor trimestre desde 1998. O Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, fechou em leve baixa de 0,33%. Já o S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, encerrou o pregão em leve desvalorização de 0,28%, enquanto o Nasdaq, que concentra as ações de tecnologia, apresentou queda de 0,07% chegando a 3.120 pontos.

Na Europa, os principais índices acionários também encerraram o pregão em queda. O FTSE 100, da Bolsa de Valores de Londres, fechou o dia com desvalorização de 0,56% e o CAC 40, da Bolsa de Paris, caiu 0,92% neste terça-feira. 

Os índices norte-americanos, e o alerta da OCDE sobre os países da zona do euro impulsionaram o pessimismo do mercado europeu.