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Inadimplência do consumidor recua 0,4% em janeiro 

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O consumidor utilizou parte de seu 13º salário para honrar o pagamento de suas dívidas. De acordo com o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor, em janeiro de 2012, na comparação com dezembro de 2011, a inadimplência dos consumidores brasileiros registrou queda de 0,4%. 

Na relação anual (janeiro de 2012 sobre janeiro de 2011), por sua vez, o indicador apresentou crescimento de 16,6%.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, desde o terceiro trimestre de 2011, o consumidor mais endividado vem priorizando quitar suas despesas. Nos últimos quatro meses do ano passado, apenas novembro apresentou evolução mensal (1,9%). Além do abono de final de ano, a redução dos juros e da inflação ajudou a dar um fôlego no orçamento familiar.

Na decomposição do indicador, as dívidas com os bancos e a inadimplência com os cheques sem fundos puxaram o recuo do indicador com queda de 2,3% (-1,2% p.p) e 8,1% (-0,8% p.p), respectivamente. Já as dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água) e os títulos protestados contribuíram para que a inadimplência do consumidor não caísse ainda mais, com crescimento de 3,5% e 16,9% e contribuição de 1,4% e 0,2%, respectivamente. Em janeiro de 2012, todas as modalidades da inadimplência apresentaram alta no valor médio das dívidas. 

A inadimplência não bancária cresceu 65,8%, os cheques sem fundos apresentaram alta de 13,3%, assim como os títulos protestados e as dívidas com os bancos, que aumentaram 4,2% e 0,1%, respectivamente.