ASSINE
search button

Maria das Graças Foster é "rígida e competente"

Compartilhar

A mudança na presidência da Petrobras animou o mercado financeiro esta semana. As ações da estatal tiveram alta de cerca de 3% na segunda-feira, dia do anúncio do nome de Maria das Graças Foster no principal cargo da empresa. A cotação da petrolífera mostrou crescimento acentuado, repercutindo até o dia seguinte, quando obteve crescimento de 1%.

Apesar da resposta positiva, a escolha não surpreendeu o mercado. 

“A substituição já vinha sendo cogitada, e sempre que se pensava em nomes, o de Graça Foster era muito contemplado”, afirmou o analista Lucas Brendler, da corretora Geração Futuro. 

Segundo Brendler, o perfil da nova presidente é bem visto: 

“Ela tem uma formação dentro da Petrobrás, passou por diversos setores da empresa, tem um conhecimento amplo das operações”.

Mas a nova gestão da empresa não deve mudar radicalmente, acredita o analista Osmar Camilo, da Socopa Corretora. 

"Mas acho que ela conseguiu animar o mercado, porque deve fazer uma gerência coesa, com conhecimento dos planos financeiro e de investimento, focando na execução deles", afirma. 

Para Brendler, o perfil rigoroso aliado a um conhecimento econômico e técnico faz de Graça Foster uma gestora que se encaixa bem no momento atual da estatal. 

“Ela é uma executora, e isso é bom, pois durante os últimos anos a política da Petrobras estava mais voltada ao planejamento de projetos e à estruturação financeira. Agora, acredito que o foco será a execução destes projetos”, prevê. 

Graça será a primeira mulher no mundo a ocupar a presidência de uma companhia petroleira. 

“Conta a favor dela a chancela de 'funcionária de carreira', e a sua imagem de competência técnica e o apelo de ser uma administradora de pulso forte”, acreditam os analistas da Ativa Trade Corretora. 

Formada em Engenharia Química, Engenharia Nuclear e com MBA em Economia, Foster entrou na Petrobras como estagiária, aos 24 anos. 

A futura presidente já havia sido a primeira mulher a ocupar um cargo de diretoria na empresa, tendo assumido, em 2010, a diretoria executiva de gás e energia. Em entrevista para a UFF, Foster avaliou que a sua trajetória profissional na Petrobras foi “emocionante”, e afirma que, hoje, “o Brasil está muito bem no que se refere à questão energética”.

Casada e com dois filhos, Graça sempre teve a empresa como prioridade na vida pessoal e profissional. 

“Minha vida particular é que se adaptou à Petrobras. Como meu marido, meus filhos, minha mãe, enfim, toda minha família tem um imenso orgulho da Petrobras, eles entendem isso perfeitamente. Eles me incentivam, me apóiam para que eu tenha essa dedicação toda à Petrobras” concluiu.

A nomeação oficial de Maria das Graças Foster acontece no dia 9 de Fevereiro. Ela substitui José Sérgio Gabrielli, que ficou no cargo por sete anos. 

As empresas parceiras da Petrobras também foram procuradas pela reportagem, mas não quiseram se pronunciar sobre a chegada da nova presidente.

Apuração: Carolina Mazzi