O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor
recuou 1,9% em novembro de 2011, atingindo o patamar de 100,2 pontos. Como pela
sua metodologia de construção o indicador tem a propriedade de antever os
movimentos cíclicos da inadimplência com seis meses de antecedência, a sua
recente sequência de quedas sinaliza que o cenário para a inadimplência do
consumidor em 2012 será mais favorável do que o ocorrido no ano passado.
Assim, se em 2011 presenciamos uma contínua deterioração dos níveis de inadimplemento dos consumidores, em 2012 deveremos notar, inicialmente, estabilização e, posteriormente, recuo gradual da inadimplência das pessoas físicas.
O
aumento de 14% do salário mínimo, a diminuição da inflação, o patamar
historicamente baixo das taxas de desemprego, a atual trajetória de redução das
taxas de juros e o crescimento mais moderado do endividamento deverão
contribuir para melhorar o cenário para a inadimplência das pessoas físicas ao
longo de 2012, salientam os economistas da Serasa Experian.
Empresas
O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência das Empresas caiu 1,3% em novembro de 2011, o quarto recuo mensal consecutivo deste indicador, fazendo-o atingir o patamar de 98,3.
As perspectivas de novas reduções da taxa Selic, barateando o custo financeiro para as empresas e reativando o dinamismo da economia, a melhora esperada para os níveis de inadimplemento dos consumidores e o impulso extra aos negócios dado pelas eleições municipais deste ano deverão contribuir para reverter o atual momento de inadimplência mais elevada das empresas, observam os economistas da Serasa Experian.