ASSINE
search button

Venda de veículos bate recorde em 2011, segundo Fenabrave

Compartilhar

As vendas de veículos totalizaram 348,3 mil unidades no mercado brasileiro em dezembro, aumento de 8,34% na comparação com novembro, de acordo com dados divulgados hoje pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). 

Os números consideram automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Quando comparado ao mesmo mês do ano passado, o volume foi 8,69% menor.   

Em 2011, foram emplacados 3,6 milhões de veículos novos, o que representa uma elevação de 3,36% perante 2010. Trata-se do quinto recorde consecutivo de vendas obtido pelas montadoras no Brasil.   

O volume comercializado veio em linha com as estimativas da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que inicialmente projetava para as vendas internas do setor expansão de 5%, mas revisou a taxa para 3,3% em novembro último.

A Fenabrave previa crescimento de 5,9% em 2011 para a venda de automóveis e comerciais leves, porém o aumento foi abaixo do esperado, de apenas 2,9%. A entidade espera que a previsão para 2012, de 4,5% compense o ano passado. Segundo a entidade, a crise econômica internacional foi um dos fatores que  afetou o mercado brasileiro.