ASSINE
search button

Rio gerou maior número de empregos do país em novembro 

Estado registrou 24.867 novos postos de trabalho com carteira assinada no último mês 

Compartilhar

O ritmo de crescimento acelerado colocou o Rio de Janeiro em primeiro lugar entre os estados brasileiros na criação de empregos formais em novembro. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho e Renda, o estado registrou a criação de 24.867 postos de trabalho com carteira assinada, desempenho 0,7% maior do que o do mês anterior.

O secretário de Trabalho e Renda, Sergio Zveiter, explica por que o desempenho fluminense foi o melhor do país. – Mais uma vez, o Rio sai na frente graças ao grande momento econômico que vive em função da política empreendedora do Governo do Estado. A proximidade de grandes eventos, como a Copa do Mundo e Olimpíadas, e os investimentos no setor do petróleo, têm total influência no aumento da geração de empregos no estado – afirmou Zveiter.

Os setores que mais se destacaram foram comércio, com a geração de 14.303 vagas; serviços, com mais 9.015 oportunidades; e indústria de transformação, com 1.436 empregos. Em termos absolutos, o desempenho do Rio em novembro é o segundo melhor de toda a série histórica do Caged, sendo superado apenas pelos 31.965 empregos gerados em 2010.

A Região Metropolitana registrou expansão de 0,75% no mês, gerando mais 20.220 postos formais no período. Entre os municípios com mais de 30 mil habitantes, a cidade do Rio ficou na primeira colocação, com a criação de 13.335 postos de trabalho. Duque de Caxias e Niterói ficaram com a segunda e terceira posições, gerando, respectivamente 1.498 e 1.177 empregos. No acumulado do ano, o Rio registra alta de 5,75%, o que equivale a 148.671 empregos gerados. Nos últimos 12 meses, foram criadas 203.22 novas vagas, o que representa aumento percentual ainda maior: 5,97%.