ASSINE
search button

Cheques devolvidos avançam para 2,19% em novembro 

Compartilhar

No mês de novembro, foram devolvidos 2,19% de cheques em todo o país,  de acordo com informações divulgadas hoje pelo Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. Em outubro último, o levantamento registrou 1,92% de devoluções, e em novembro de 2010, 1,68%.

O volume de cheques sem fundos também cresceu na comparação entre os acumulados do ano. De janeiro a novembro de 2011, houve 1,95% de devoluções, ao passo que em igual período do ano anterior, o percentual registrado foi de 1,77%.

No mês passado, de acordo com os dados da instituição, retornaram aos emitentes 1,80 milhão de cheques, dentre os 82,67 milhões que foram compensados. Em outubro, estes números eram de 1,62 milhão e 84,58 milhões, respectivamente.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o aumento nos cheques sem fundos em novembro reflete as compras parceladas com pré-datado no Dia das Crianças. Alguns estabelecimentos recebem o pré-datado de forma equivocada, observando apenas o documento de identidade. No entanto, o pré-datado é venda a prazo, financiada, parcelada, e deve passar por avaliação de crédito para ser aceito. A falta deste procedimento mais o descontrole do consumidor fazem com que, normalmente, novembro registre um volume maior de cheques sem fundos em relação ao mês anterior. Vale o alerta para a aceitação do pré-datado no Natal.