ASSINE
search button

Falha faz com que IBGE divulgue inflação antes do previsto

Compartilhar

Uma falha no sistema de publicação de informações do site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira permitiu que usuários tivessem acesso antecipado a indicadores econômicos, segundo a instituição. Os dados seriam divulgados apenas nesta sexta-feira. 

Segundo o instituto, em outubro o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) - que mede a inflação oficial do país usada como base para as metas do governo - recuou para 0,43%. Em setembro, o índice foi de 0,53%. O IBGE também antecipou que o Índice Nacional da Construção Civil (INCC) teve crescimento de 0,38%. Já o emprego industrial teve queda de 0,4% em setembro.

O detalhamento dos indicadores só será divulgado nesta sexta-feira.

Confira a íntegra da nota do IBGE:

"Uma falha no sistema de publicação de informações no site do IBGE permitiu que alguns usuários tivessem acesso antecipado aos resultados de indicadores econômicos que seriam divulgados apenas amanhã (11/11), às 9h.

Por este motivo e de acordo com o princípio de igualdade de acesso à informação pública, o IBGE está divulgando hoje (10/11) os seguintes números:

- Índice Nacional da Construção Civil varia 0,38% em outubro

- Emprego industrial varia -0,4% em setembro

- IPCA de outubro fica 0,43%

Os resultados completos desses indicadores estarão disponíveis amanhã (11/11), às 9h, no site do IBGE."