ASSINE
search button

Empresas terceirizadas dominam setor petrolífero

Compartilhar

O crescimento no setor de petróleo e gás no Brasil é um forte gerador de empregos. As diversas possibilidades de trabalho na área petrolífera provocam uma intensa procura de trabalhadores e estudantes por cursos de qualificação para níveis técnico e superior.

As possibilidades de trabalho na cadeia produtiva são muitas, mas dependem muito da formação do profissional. O tecnólogo pode atuar na exploração, na transformação e até mesmo, no aproveitamento do petróleo e do gás natural. Assim, os postos de trabalho vão desde as empresas de engenharia que perfuram os poços até refinarias e petroquímicas.

Com a escassez de especialistas muitas escolas especializadas na área de petróleo e gás são criadas para suprir a demanda gerada pelas empresas. Com objetivo de oferecer recursos que promovam um ensino completo, que capacite profissionais, a Petrocenter ganha espaço no mercado de trabalho.

O diretor da instituição, Samuel Pinheiro, afirma que esta é a profissão do futuro. A população, principalmente de classe baixa, ganha oportunidade de entrar para o mercado e aumentar vertiginosamente sua renda salarial. “Este setor promove a inserção social e o desenvolvimento econômico do país. É a oportunidade da população de renda baixa melhorar de vida”, explica.

A instituição de qualificação, Petrocenter surgiu no mercado há dois anos. O economista Samuel Pinheiro, após um estudo aprofundado do mercado de petróleo e gás, identificou deficiências, como a falta de mão de obra e lugares que ofereçam esta qualificação com qualidade e excelência. Com isso, resolveu investir neste setor e desempenhar um papel importante ao gerar oportunidades de emprego e inserção social.