ASSINE
search button

Bolsas dos EUA fecham em alta após discurso de Bernanke

Compartilhar

Os ganhos dominaram as principais bolsas de valores dos Estados Unidos, mas esse movimento não foi observado durante toda a sessão desta sexta-feira. No final do dia, o índice Dow Jones Industrial Average cresceu 1,21%, aos 11.284 pontos. O S&P 500 valorizou 1,51%, aos 1.176 pontos. E na bolsa eletrônica, o índice composto Nasdaq expandiu 2,49%, aos 2.479 pontos.

Os investidores operaram durante toda essa semana na expectativa de que o presidente do Federal Reserve (Fed, BC dos EUA), Ben Bernanke, anunciasse hoje medidas de estímulo econômico no discurso realizado em Jackson Hole.

As expectativas, no entanto, não se confirmaram e logo após o discurso as bolsas de valores dos Estados Unidos se aproximaram de quedas em torno de 2%.

Bernanke afirmou nesta sexta-feira que a instituição fará "todo o possível" para garantir o crescimento e a estabilidade de preços, mas convocou os congressistas a adotar medidas de reativação orçamentária, considerando que eles dispõem de mais margem para fazê-lo.

“O Fed não anunciou nada de novo e isso mexeu com o humor dos investidores, mas eles fizeram uma releitura do discurso e se apoiaram em informações que o órgão vai estudar uma medida adicional no próximo mês”, analisou Pedro Galdi, analista de investimentos da SLW Corretora.

E a partir dessa leitura, segundo Galdi, as principais praças acionárias mundiais começaram a recuperar as perdas, no entanto, “não dá para afirmar que a tendência é de recuperação, pelo contrario, o momento ainda é de volatilidade”, acrescentou o analista de investimentos da SLW Corretora.

Neste sentido, Adriano Moreno, estrategista da Futura Investimentos, afirmou que apesar do Fed não ter anunciado nenhum estímulo econômico, o discurso dele foi alinhado com ideia que a economia norte-americana não sofrerá um ‘duplo mergulho’ e que “ele [o Fed] ainda vai avaliar no próximo mês se haverá a necessidade de novas medidas”.

Desta forma, os indicadores econômicos ficaram em segundo plano. O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu 1% no segundo trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo informações divulgadas hoje pelo Departamento de Comércio do país. Analistas previam alta de 1,1%, e a estimativa anterior apontou crescimento de 1,3%.

Neste sentido, a confiança do consumidor norte-americana melhorou em agosto deste ano, de acordo com informações da Universidade de Michigan. O indicador passou de 54,9 na leitura anterior para 55,7 em agosto. Analistas previam 55,8.

“No fundo o que movimento o mercado não é o fundamento, mas a aversão ao risco e esse quadro ainda deve se manter”, disse o estrategista da Futura Investimentos.

Hoje ainda, o presidente americano, Barack Obama, convocou os americanos a tomar precauções imediatas diante do avanço sobre a costa  leste do país do furacão Irene, e pediu que eles estejam atentos às ordens de evacuação.