ASSINE
search button

Propaganda da Nivea que manda negro "se civilizar" é acusada de racismo

Compartilhar

Após uma série de protestos nas redes sociais e no Youtube, a empresa alemã de cosméticos Nivea retirou sua nova campanha "Re-civilize yourself" (Recivilize-se, em tradução livre) do ar. A peça mostrava um negro com o cabelo curto e supostamente "arrumado" jogando fora a cabeça de um negro com um penteado afro (veja abaixo). 

A campanha, iniciada no Facebook, rapidamente ganhou notoriedade na rede e gerou uma série de protestos. Na página da Nivea no site de relacionamentos, usuários ainda discutem se a peça foi realmente racista ou se tudo não se trata de um "exagero" dos ativistas negros. 

Em nota no Facebook, a empresa se desculpou e admitiu o erro. "Obrigado pelo carinho por nos dar sua opinião sobre o recente anúncio do Nivea For Man 'Re-Civilize Yourself'. Esse anúncio foi impróprio e ofensivo. Nunca foi nossa intenção ofender ninguém, e por isso estamos profundamente arrependidos. Esse anúncio nunca será usado novamente. Diversidade e igualdade de oportunidades são valores fundamentais de nossa empresa", disse a companhia.