ASSINE
search button

Bovespa avança 5% um dia após maior queda desde 2008

Compartilhar

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em forte alta nesta terça-feira com a forte subida das bolsas internacionais após a reunião do Federal Reserve (FED, banco central americano).

O Ibovespa, principal índice de ações brasileiras avançou 5,09%, a 51.150 pontos. O giro do pregão foi de R$ 9,72 bilhões. Nesta segunda, a bolsa brasileira recuou 8,08%, a maior queda desde 22 de outubro de 2008.O Ibovespa recuperou pouco mais da metade da baixa de ontem. O rebaixamento inédito da nota de crédito dos Estados Unidos anunciado na sexta-feira repercutiu no começo desta semana nas bolsas de valores de todo o mundo. Ontem, a Bovespa chegou a desabar até 9,74% na mínima do dia, atingindo 47.793 pontos.

O Federal Reserve (FED, o banco central americano) manteve nesta terça-feira a taxa básica de juros entre zero e 0,25% e afirmou que as taxas devem seguir baixas até a metade de 2013. O mercado aguardava o posicionamento da autoridade monetária americana, após o nervosismo que fez as principais bolsas do mundo despencarem na véspera. Os mercados reagiram ao rebaixamento da nota da dívida dos Estados Unidos pela Standard & Poor's e aos temores de uma nova recessão na Europa.

Não está claro se a decisão, que não envolveu nenhuma promessa de compras de títulos, será suficiente para colocar um piso no mercado de ações dos Estados Unidos, que já caiu cerca de 15% nas últimas duas semanas. O FED disse que o crescimento econômico dos EUA está se mostrando consideravelmente mais fraco que o esperado, sugerindo que a inflação, que já tem se moderado recentemente, vai permanecer contida no futuro previsível.