ASSINE
search button

Indústria da aviação promove workshop sobre sustentabilidade no setor na AL

Compartilhar

Líderes da indústria aérea latino-americana irão se encontrar no Brasil nesta terça-feira para o Atag Latin America Sustainable Aviation Workshop 2011, um workshop sobre aviação sustentável. No evento, que reunirá especialistas de aeroportos, companhias aéreas, controladores de tráfego, fabricantes e autoridades serão examinados os desafios do crescimento da aviação por toda a América Latina e a forma como indústria e governos poderão trabalhar para vencê-los.

Para Paul Steele, diretor executivo do Air Transport Action Group (Atag) - a instituição reúne organizações e empresas da indústria aérea - "todas as previsões indicam que o número de passageiros na América Latina está aumentando com maior rapidez do que a média mundial".

Steele diz ser possível que, até 2030, a região tenha cerca de 600 milhões de passageiros.

"A questão é: como nos beneficiarmos desse crescimento e, ao mesmo tempo, assegurarmos que venceremos os desafios da sustentabilidade no que diz respeito à infraestrutura, meio ambiente, impactos sociais e benefícios econômicos?”

As companhias aéreas na América Latina transportam mais de 154 milhões de passageiros por ano, o que, segundo informações, representa 2,4 milhões de empregos, quase três vezes mais valor do que outros empregos na economia. 

No Brasil, há mais de 1 milhão de indivíduos empregados no setor aéreo, e mais de 250 mil pessoas empregadas nas áreas de turismo possibilitadas pela aviação.

O workshop ocorre um ano antes da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), no Rio de Janeiro.

“Limitaremos nossas emissões de dióxido de carbono a partir de 2020 e as reduziremos em 50% até 2050, em comparação a 2005. Nenhuma outra indústria jamais apresentou metas tão ambiciosas” afirma Paul Steele.