ASSINE
search button

Debate aborda risco de “bolha” no mercado imobiliário brasileiro

Compartilhar

O aquecimento do mercado imobiliário do Brasil, que fez os preços dos imóveis aumentarem significativamente nos últimos anos, não necessariamente representa uma “bolha” financeira para o segmento.

Esta é a opinião de alguns dos participantes do painel “Demanda Real x Especulação – Qual o risco de uma bolha no setor imobiliário brasileiro?”, que acontece na próxima semana durante a sexta edição do Adit Inves (10 a 12 de maio), maior evento de negócios do mercado imobiliário e turístico do Brasil.

Segundo Luiz Henrique Lessa, presidente da Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil - ADIT Brasil, o país passa por um momento de crescimento sustentado da demanda e do crédito, apoiado por um cenário econômico favorável para investimentos. “Com o evento, nós estamos procurando trazer para o segmento capital produtivo, e não especulativo”, declara.

Celso Petrucci, diretor executivo e economista-chefe do Secovi-SP (Sindicato da Habitação de São Paulo), defende que o aumento de preços visto nos últimos anos é fruto de uma demanda que ficou reprimida por muito tempo e que emergiu com a chegada à classe média de uma parte da população que antes não tinha a oportunidade de participar deste mercado. “Esta recomposição de preços é fruto de um período em que os valores ficaram estagnados”, explica.

Para Marcus Araújo, da Datastore, o cenário é, em geral, favorável. Segundo ele, porém, alguns fatores externos exigem atenção. “A inflação, que consome o poder de compra da população e os elevados custos com a mão-de-obra especializada são alguns elementos que podem elevar ainda mais os preços dos imóveis nos próximos anos”, ressalta o executivo.

Sobre o Adit Invest

Pela sua sexta edição, o Adit Invest (ex-Nordeste Invest) reúne os principais players dos mercados imobiliário e turístico - nacional e internacional. Programado para ocorrer entre os dias 10 e 12 de maio, o evento é dividido em três módulos: Conferência Internacional, Rodada de Negócios e Salão Imobiliário.

Em 2010, o evento ocorreu em Natal (RN) e contou com a presença de 1.450 participantes, 120 investidores internacionais, vindos de países como Estados Unidos, Espanha, Portugal e Inglaterra, e 50 jornalistas nacionais e internacionais. Gerou ainda mais de R$ 1,8 bilhão em expectativas de negócios prospectos em 437 reuniões agendadas durante a Rodada de Negócios.

Para mais informações sobre o ADIT INVEST 2011, acesse www.aditinvest.com.br