ASSINE
search button

Estado do Rio comemora o 1º de maio com recorde de empregos

Compartilhar

RIO - Durante décadas, com o esvaziamento econômico do Rio de Janeiro, se inserir no competitivo mercado de trabalho era um desafio. Hoje, o recorde na criação de vagas de trabalho com carteira assinada, o aumento das oportunidades de emprego e o crescimentos de mais de 30% da remuneração média dos cariocas comprovam que o Estado vive sua melhor fase. No 1° de maio, Dia do Trabalho, os trabalhadores fluminense não terão apenas um motivo para comemorar, mas os 23.883 empregos formais registrados nos três primeiros meses deste ano.

De acordo com o secretário de Trabalho e Renda, Sergio Zveiter, as políticas públicas de emprego, trabalho e geração de renda do Estado são exemplos de sucesso para todo o país e resultados da estabilidade econômica e das parcerias com o governo federal e instituições públicas e privadas. Para Zveiter, a realização de grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 e empreendimentos como o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) irão ajudar a manter o saldo positivo e a garantir mais postos de trabalho.

- Atualmente, a Região Metropolitana do Rio registrou taxa de desemprego de 5,6%, menor do que a média nacional, de 6,7%. Este é um número que devemos comemorar e nos obriga a trabalhar ainda mais em prol da população. Nosso objetivo é sempre mais. Vamos concentrar nossos esforços na qualificação do trabalhador - afirmou o secretário, que planeja modificar a estratégia de capacitação profissional, direcionando os cidadãos às atividades econômicas vocacionais como Turismo, Petróleo e Gás, Serviços e Construção Civil.

 

Caravana do Trabalho será lançada no domingo.

Para celebrar as conquistas dos últimos anos, a Secretaria de Trabalho e Renda lançará no Dia do Trabalho, no próximo domingo, na Quinta da Boa Vista, mais um projeto de captação de mão de obra: o “Caravana do Trabalho”, que oferecerá serviços de emissão da 1ª e 2ª vias da carteira de trabalho, entrada no seguro-desemprego e balcão de empregos. Equipes da secretaria vão percorrer diversos pontos do Estado do Rio para tirar dúvidas sobre o mercado de trabalho.

O feriado de 1° de maio será marcado por uma intensa programação social e cultural, que acontece a partir das 9h, também em São Cristovão, no Piscinão de São Gonçalo e no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio. Na Quinta da Boa Vista, a sambista Beth Carvalho comanda pela terceira vez o “Show do Trabalhador”, às 18h, ao lado de Nelson Sargento, Monarco e Dudu Nobre. Organizado também pelo Ministério do Trabalho e pela Prefeitura do Rio, o evento deve atrair 100 mil pessoas. O Dia do Trabalho no Brasil.