ASSINE
search button

O Brasil e suas vantagens no mercado mundial

Palestra realizada pela AmCham-ES aponta como o Brasil pode atrair investimentos nos próximos anos

Compartilhar

A Câmara de Comércio Americana do Espírito Santo (AmCham-ES) abriu com sucesso o primeiro encontro do ano, que foi realizado no último dia 19, para discutir as vantagens do País no mercado mundial e as oportunidades de negócios. Com o tema “Grandes Negócios: Como aproveitar a onda de interesse global pelo Brasil”, a palestra foi feita pelo diplomata e economista Marcos Troyjo, e contou com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, diretores de grandes empresas, presidente de entidades e empresários.

O diplomata ressaltou que o Brasil conta com duas vantagens bastante competitivas em relação aos demais países que estão em ascensão no mercado mundial – principalmente dos denominados Brics (Brasil, Rússia Índia, China e África do Sul): a produção de biocombustíveis e de petróleo da camada do pré-sal.

“Com esses dois produtos, o Brasil poderá surfar no crescimento econômico durante os próximos 50 anos. Os combustíveis fósseis serão as matrizes energéticas do mundo. Considero isso um diferencial espetacular do Brasil em relação aos outros países em desenvolvimento”, disse Troyjo, que também é cientista político e conferencista dos maiores centros acadêmicos do mundo.

PAC

Ele destacou ainda que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), elaborado pelo Governo Federal, é essencial para o Brasil, porém “é uma ilusão achar que é um projeto de futuro”. “O PAC é uma maneira de fazer com que o passado chegue ao presente. A economia brasileira precisa competir com as demais”, explicou.

Para que o Brasil alcance a bons níveis de crescimento econômico, Troyjo contou que a economia terá que fazer “sacrifícios”, assim como a China, que planejou o seu crescimento a partir da década de 70 e que nos próximos cinco anos ultrapassará o PIB nominal dos Estados Unidos.

“O planejamento de longo prazo e as estratégias são essenciais para um crescimento. Acredito que o principal desafio nesse cenário promissor é o próprio Brasil. A ausência de planejamento é o maior obstáculo”, enfatizou o palestrante.

Antes da palestra do diplomata, o governador Renato Casagrande destacou a forte procura de investidores de outros países pelo Espírito Santo e, ainda, enfatizou a importância da AmCham-ES na articulação de novos negócios. “Não tem como articular se não tem conhecimento. A Câmara cumpre muito bem o seu papel”, disse.