ASSINE
search button

IBGE prevê safra de grãos 4% maior que o recorde de 2010

Compartilhar

RIO - O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira a terceira estimativa do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) 2011. Segundo o levantamento, a safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas deve ser maior em 4% ante a safra de 2010, que teve recorde de 149,7 milhões de toneladas.

A área a ser colhida em 2011 deverá ser de 48,1 milhões de hectares, o que representa um acréscimo de 3,3% em relação à área colhida no ano passado. As três principais culturas - milho, arroz e soja -representam 90,8% do volume da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas.

Quanto à produção por regiões, o levantamento revelou que a região Sul representa a liderança no volume de produção deste tipo de cultura com 64,9 milhões de toneladas, a região Centro-Oeste responde por 55 milhões de toneladas, a região Sudeste por 16,5 milhões de toneladas e a região Nordeste por 15 milhões de toneladas. A região Norte é a que responde pelo menor volume de produção, 4,5 milhões de toneladas.