ASSINE
search button

Estácio promove II Feira de Petróleo e Gás

Compartilhar

RIO - Nos dias 23 e 24 de março, a Estácio realiza a II Feira de Petróleo e Gás, no campus Norte Shopping, na Zona Norte do Rio. O principal objetivo da ação é promover a integração entre empresas do setor petrolífero e estudantes, complementando a formação acadêmica e profissional. Entre as participantes confirmadas estão gigantes como a ANP, Petrobras, OGX, Transpetro e Repsol.

A programação inclui mini-cursos, palestras, mesas-redondas, stands de apresentação de empresas e feira de recrutamento. Serão abordados temas como “Desafios e perspectivas para o Pré-Sal” e “Mercado de trabalho para tecnólogos”. A expectativa é que cerca de duas mil pessoas, entre estudantes, profissionais e público em geral, compareçam ao evento. Interessados podem realizar pré-inscrição através do site (www.feiradepetroleoegas.com.br). Nos dias de evento também haverá inscrição no local.

Um dos diferenciais dessa edição é a preocupação com a sustentabilidade. Os stands serão feitos de bambu, com o apoio dos alunos de Engenharia Civil – também participarão alunos de Produção, Elétrica, Turismo e Psicologia.

Além disso, haverá no dia 23, às 19h, mini-curso ministrado pelo professor Sandro Baptista, da Estácio, ensinando os participantes a produzir biodiesel a partir do óleo de cozinha usado.

No total, serão 21 empresas: Petrobras, OGX, Transpetro, Repsol, AzkoNobel, Halliburton, National Oiwell Varco, FMC, IBP, Subsea7, Wellstream, CIEE, Grupo Seres, Fundação Mudes, SPE-UFRJ, CTS Firjan, BEX Intercâmbio, Optimum, Mapdata e Mechworks, além de representantes da Agência Nacional de Petróleo (ANP).

A Feira de Petróleo e Gás é uma iniciativa dos estudantes Gleidson Machado, Leonardo Nunes e Breno Lucas, do curso de Engenharia de Petróleo da Estácio. Apoiados pela universidade, eles decidiram trazer a realidade do mercado para mais perto dos estudantes. “O evento dá uma cara nova para nossa instituição. Trata-se de uma versão diferenciada de engenheiros, formados e preparados para o futuro com base acadêmica e prática”, afirma Gleidson.

O diretor no núcleo Nova América, Fernando Gaspar, reforça a importância da ação. “Uma das principais preocupações da Estácio é incentivar o espírito empreendedor de seus estudantes. O sucesso desse evento mostra que estamos no caminho certo, que os alunos estão prontos para praticar o que aprendem em sala”, afirma o professor. Além disso, o diretor também ressalta a importância de projetos na área de petróleo. “Existem outros eventos e todos são bem acolhidos. A resposta das empresas é positiva, a oportunidade para os estudantes é excelente. O reconhecimento é notável”, destaca Gaspar.

A primeira edição da Feira de Petróleo e Gás foi em março do ano passado. Foram três dias de evento, 18 empresas envolvidas e mais de 1.100 visitantes.