ASSINE
search button

Bolsas da Ásia iniciam semana em alta

Compartilhar

SÃO PAULO - As bolsas asiáticas, em sua maior parte, encerraram com tendência de ganhos nesta segunda-feira, impulsionadas por dados econômicos positivos relacionados ao Japão. Na China, no entanto, o mercado refletiu o aumento da taxa básica de juros do país e o mercado acabou tendo os ganhos obtidos na última semana revertidos no dia de hoje.

No Japão, os investidores entraram em um clima de confiança para 2011, elevando suas participações nas grandes empresas, no nível mais alto dos últimos 10 meses, aumentando a exposição ao crédito de alto rendimento e fazendo crescer o corte da dívida pública.

Já na China, o Banco Popular chinês elevou as taxas em 0,25%, no sábado, o segundo aumento da taxa em pouco mais de dois meses. A medida faz parte de uma série ações destinadas ao combate a inflação, que atingiu um máximo de 28 meses de 5,1 por cento em novembro. Porém, a elevação da taxa de juros não foi recebida com lamentações, pois os investidores ficaram aliviados inicialmente, pois a medida acaba fixando o preço das ações por um longo tempo.

Entretanto, o crescimento da taxa básica de juros na China acabou influenciando negativamente o setor das commodities, que registrou perdas no primeiro dia de negociações da semana.

Desta forma, em Tóquio, o índice Nikkei 225 subiu 0,75%, para 10.355,99 pontos, enquanto que em Seul, o índice Kospi caiu 0,37%, para 2.022,19 pontos. Já em Xangai, o índice Xangai Composto recuou 1,90%, para 2.781,40 pontos, e em Hong Kong, a bolsa não entrou em operação, já que no local, o feriado de Natal foi transferido para hoje.