ASSINE
search button

Dólar tem leve queda, enquanto investidor aguarda PIB dos EUA

Compartilhar

SÃO PAULO - O dólar opera em leve queda nesta manhã, enquanto os investidores aguardam os números do Produto Interno Bruto (PIB) americano, que deve registrar bom desempenho no terceiro trimestre. Instantes atrás, a moeda americana caía 0,18%, vendida a R$ 1,694.

Na última medição, o PIB dos Estados Unidos mostrou expansão de 2,5%, devendo subir para 2,8% segundo as projeções de mercado. Os analistas da SulAmerica Investimentos lembram que a retomada do crescimento econômico nos EUA começa a ganhar contornos mais consistentes, muito embora persistam ainda muitas dúvidas quanto à sua sustentabilidade.

"E a manutenção das medidas de incentivo tributário aprovado pelo Congresso norteamericano neste final de ano, ao lado do programa de compras de ativos de US$ 600 bilhões anunciado pelo Fed em novembro deverão favorecer a consolidação da retomada do crescimento da economia nos próximos meses", frisam.

Na Europa, a divulgação de bons indicadores fez as bolsas inverter mão e subir. Por lá, o preço dos bens importados cresceu 1,2% em novembro na Alemanha após queda de -0,2% no mês anterior. Na Itália, a confiança do consumidor avançou em dezembro, superando as  expectativas e as vendas do setor varejista cresceram 0,3% em outubro, mostrando importante recuperação. O PIB final do Reino Unido referente ao terceiro trimestre variou 0,7% em relação ao trimestre anterior e 2,7% na comparação anual.

Aqui, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou a confiança do consumidor referente ao mês de dezembro, queda de -2,1%, reflexo da menor confiança do consumidor quanto ao desempenho econômico nos meses à frente. O índice de expectativas recuou -3,4%, sendo o destaque nesta pesquisa. Apesar do recuo, a confiança segue em patamar elevado e bem acima da média entre 2005 e 2010.

No Relatório Trimestral de Inflação, o Banco Central mostrou projeções mais elevadas dos preços. O documento deixa implícito que será necessário aumento de juros.