ASSINE
search button

Telecom Italia vende participação na Brasil Telecom

Compartilhar

Agência EFE

ROMA - O grupo de telecomunicações Telecom Italia chegou a um acordo com três fundos de pensão brasileiros para vender, por US$ 515 milhões, 38% das ações que possui da Solpart, companhia que controla 51% da Brasil Telecom Participacões.

O acordo de venda foi assinado com os fundos de pensão brasileiros Previ, Petros e Funcef, informou a sociedade italiana em comunicado.

O Grupo Telecom poderá, com esta operação, 'concentrar seus esforços para reforçar a presença no Brasil através de sua controlada Tim Brasil', segunda operadora de telefonia celular no país.

A operação representará uma redução da dívida financeira líquida do Grupo Telecom Italia em ¬ 345 milhões e um impacto positivo em seu lucro líquido de ¬ 195 milhões.

A venda tem que obter a autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), lembra o comunicado.

Além disso, a operação permitirá colocar um fim às 'antigas controvérsias que caracterizaram o investimento no Brasil Telecom', segundo o comunicado.

O Grupo Telecom fechou assim um acordo, que será aplicado quando for completada a venda da Solpart, para resolver os procedimentos de arbitragem pendentes entre a italiana, por um lado, e os fundos de pensão e outras entidades acionistas da Brasil Telecom.