ASSINE
search button

PAC pode fazer investimento crescer 10% ao ano, diz Lula

Compartilhar

Agência Brasil

BRASÍLIA - O presidente da República considera possível aumentar em 10% ao ano o volume de investimento produtivo na economia. A estimativa está na mensagem de Luiz Inácio Lula da Silva ao Congresso Nacional, lida nesta sexta-feira pelo primeiro secretário da casa, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR).

Em sua mensagem, Lula destacou que o investimento cresceu 6% no ano passado, 'mais que o dobro que o PIB' (Produto Interno Bruto, a soma de todas as riquezas produzidas pelo país.

Segundo Lula, a meta agora é elevá-la à meta de 8% a 10% ao ano. Para atingir esse crescimento, Lula afirma que o PAC definiu investimentos de R$ 503,9 bilhões até 2010, sendo R$ 300 bilhões em aportes da União e das empresas estatais.

Não se trata de um desejo, mas de decisões já tomadas que ultrapassam o terreno das idéias para pertencer ao mundo através da ação, diz a nota.

A mensagem também afirma que as metas e obras, os recursos e medidas reunidos no PAC são uma combinação de ousadia e planejamento público nunca vista na nossa história. Pela primeira vez, de acordo com a mensagem, os investimentos foram regionalizadas as metas de investimento em infra-estrutura para todo o País.

- Projetos com recursos assegurados vão erguer um grande canteiro de obras de Norte a Sul do nosso território. Ferrovias e rodovias. Aeroportos e pontes. Gasodutos refinarias. Hidrelétricas e portos devem expandir os espaços da produção e do emprego, mas também da esperança e da autoestima nacional. A energia, a habitação, o saneamento e o transporte público formam o principal arco da ponte que estreitará as fronteiras da geração da riqueza e da justiça social.

O documento diz que obras, máquinas, instalações e investimentos terão desoneração de impostos para 'engajar o pequeno, o médio e o grande empreendedor na travessia para o futuro'. A mensagem diz que as empresa privadas terão papel importante nesses investimentos, mas que o Estado terá o papel de 'implementar um conjunto de obras a salvo de oscilações orçamentárias, que garantam seu efeito catalisador na agenda do crescimento'.