ASSINE
search button

Pimentel propõe que União venda papéis dos Estados para investir

Compartilhar

BRASÍLIA - Estrela em ascensão no PT, o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, propõe a securitização da dívida dos Estados e Municípios em poder da União (cerca de R$ 200 bilhões), como forma de financiar a necessidade imediata de investimentos em infra-estrutura. Pimentel avalia que o 'momento de grande liquidez' favorece a absorção dos títulos no mercado. Ele acredita que, com a securitização, os titulares originais da dívida (Estados e Municípios) poderiam obter novas condições de financiamento menos restritivas. Atualmente, eles comprometem até 13% da receita em pagamentos à União.

- Se o presidente Lula quer ousadia na área fiscal, essa é uma proposta no sentido de estimular o crescimento - disse Pimentel, antes de uma audiência no Palácio do Planalto.

Nas últimas três semanas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem cobrando de auxiliares propostas que liberem recursos para investimentos em infra-estrutura, de forma a garantir um crescimento de 5% do PIB nos próximos anos. (Reuters)