ASSINE
search button

Logomarca do 'Jornal do Brasil' homenageia o Dia das Crianças

A pedido do 'JB', Daniel Azulay criou uma ilustração especialmente para a data

Compartilhar

Por todo o Dia das Crianças, o cabeçalho do Jornal do Brasil lembrará a data, com uma ilustração de Daniel Azulay, um dos grandes ídolos da geração que cresceu nos anos 70 e 80 no Brasil. Sua presença na televisão - em rede nacional - marcou uma época. Ao contrário de outros apresentadores que se limitavam a uma pequena interação com o público e a exibir desenhos animados estrangeiros, Daniel sempre defendeu uma outra proposta: estimular a criança a pensar por si própria e a desenvolver a criatividade através da arte. Artista plástico e gráfico, Daniel Azulay foi, na época, um grande difusor do desenho artístico e da tradição oral dos contadores de histórias. 

Daniel foi interativo, antes mesmo que esta palavra estivesse na moda. Para ele, mais importante que o simples consumo de brinque- dos industrializados era que a criança fizesse seus próprios a partir de materiais baratos que ele próprio sugeria: bolas e folhas de iso- por e caixas de ovos. O termo reciclagem nem bem existia e ele já propunha às crianças o uso pioneiro da sucata doméstica. Talvez não seja exagero dizer que algo da consciência ecológica, artística e cultural de hoje em dia no Brasil se deva à influência dele, afinal alguns de seus antigos telespectadores hoje estão em posições de destaque na área acadêmica, no governo e nas corporações.

No entanto, o que efetivamente marcou sua carreira foi a criação dos personagens da Turma do Lambe Lambe em 1979, inicialmente criados para o Jornal do Brasil, onde . Desde então, Professor Pirajá, Gilda, Pita, Damiana e tantos outros estiveram em gibis, desenhos animados e chegaram a ultrapassar as fronteiras do Brasil.

Além de uma agenda agitada de shows e workshops, Daniel mantém ativo o projeto social-cultural "Crescer com Arte", que já levou educação artística a mais de 10 mil crianças carentes no eixo Rio-São Paulo. Também, desde os anos 90, se dedica à pintura contemporânea, tendo feito exposições em diversos países, como Estados Unidos, França, Portugal e Suécia.