ASSINE
search button

Colcha de inquietações: veja crítica do Caderno B sobre o filme 'Primavera em Casablanca'

Compartilhar

No original francês, o título de “Primavera em Casablanca” - “Razzia”  se traduz saque, pilhagem, incursão policial de alguma forma, e o filme acompanha um grupo de pessoas no Marrocos sofrendo com inúmeros casos de perdas violentas causadas pelas instâncias oficiais do país ou pela sociedade que governos tiranos criaram. O filme costura a primeira de muitas histórias numa ponte entre 1982 a 2015, com um professor que perde a voz ao ser cerceado em sua própria língua pelas autoridades. A partir de então, os ecos dessa passagem reverberam no hoje. 

A produção dirigida por Nabil Ayouch é tecnicamente impecável, seu elenco é uniforme em qualidade e seus contos se apresentam de forma direta e elucidativa. Percebemos então que as histórias não param de surgir e as conexões entre elas começam a afrouxar, ainda que todas tenham suas raízes na falta de empatia tanto no olhar macro quanto micro. O eterno conflito entre judeus e muçulmanos também tem vez, e o filme infelizmente vai perdendo sua pujança no roteiro. 

Ainda assim e apesar do clímax histérico e sem sentido, com surtos de violência e perplexidade, ambos exagerados, o filme tem força visual, potência verbal e uma mensagem que nunca perde sua validade ao lidar com intolerância e o vazio que nasce dos sonhos frustrados. 

*Membro da ACCRJ

____________

PRIMAVERA EM CASABLANCA : ** (Regular)

Cotaçõeso Péssimo; * Ruim; ** Regular; *** Bom; **** Muito Bom

____________