ASSINE
search button

Festivais aquecem inverno: eventos fazem a festa em cidades serranas

Compartilhar

A temporada de festivais culturais e gastronômicos de inverno na Região Serrana começa hoje, com o 9º Serra Wine Week, o maior evento de vinhos de Petrópolis e seus distritos Itaipava, Correas, Araras, Pedro do Rio, Bonfim e Valparaíso. Ele é seguido, logo amanhã, pelo 18º Festival de Inverno de Petrópolis Cidade Imperial - Fipet, que vai ocupar oito espaços com apresentações gratuitas de diversos gêneros musicais. 

O Castelo de Itaipava também é um ponto de parada da festa invernal, com vários eventos durante julho e agosto, começando também amanhã com sua Bierfest. E, entre os dias 20 e 29 de julho, acontecem os festivais Sesc de Inverno, com shows em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo; e Vale do Café, com atrações em fazendas de Conservatória, Vassouras, Rio das Flores e outros municípios.

Serra Wine Week

Até o dia 15 mais de 30 estabelecimentos, entre restaurantes, pousadas e hotéis, participam do circuito do Serra Wine Week oferecendo os mais diversificados rótulos da Berkmann Wine Cellars (BWC), importadora oficial desta edição, a preços promocionais - de R$ 49,90 a R$ 129,90.

Os chefs, pos sua vez, tiveram o cuidado de preparar pratos especiais para harmonizar com os vinhos do festival. Entre as delícias, Bacalhau Pensado na Cama com batatas ao murro, pimentões, azeitonas e alho laminado, do Solar do Império; Prime Rib, com batata assada recheada, farofa e molho vinagrete do Bomtempo Resort; Tornedor com Brie ao Molho de Café e Batatas Rústicas ao Azeite e Alecrim, da Casa Rosa Hotel e Boutique; Bacalhau da Serra, do Restaurante Oliveiras da Serra; e Filet com manteiga à provençal do 2 Vales.

Durante o evento estão programados a feira de vinhos Wine Tasting, uma degustação com nove vinhos participantes, e o Wine Tour, um passeio no centro histórico com paradas em alguns restaurantes e hotéis para degustações.

Festival de Inverno de Petrópolis

Com dez dias de programação que inclui concertos, shows de música popular brasileira e recitais de música clássica, o Festival de Inverno de Petrópolis chega amanhã à 18ª edição ocupando os principais palcos da Cidade Imperial: Catedral São Pedro de Alcântara, Museu Imperial, Palácio de Cristal, Theatro D. Pedro, Centro Cultural Raul de Leoni, Casa Stefan Zweig e Praça da Liberdade, além do espaço gastronômico e cultural Cuba Pub, que sediará pela primeira vez a série “Música da Serra”.

Segundo Myrian Daueslberg, continuar a realizar o Festival de Inverno de Petrópolis é um ato de coragem e renúncia. “É muito longa a nossa estrada nestes 18 anos de superação. Nela fomos encontrando muitas pedras e tirando todas do nosso caminho. É assim que ele completa a sua maioridade, com edições maiores ou menores, mas sempre acontecendo. A persistência é o grande segredo do sucesso. O Festival é uma festa, uma alegria!”, conta ela. À frente do Instituto Dell’Arte, produtor do evento, a empresária destaca a receptividade do público como o principal motor que faz o evento acontecer todos os anos. “O que nos gratifica é a presença maciça do público. Apesar da crise econômica que o Brasil passa neste momento, não podemos nos esquecer do quanto a cultura é significativa e não podemos desistir de trabalhar com ela. Mesmo com as dificuldades, entendo que a continuidade dos projetos é extremamente importante”, afirma.

A abertura será na Catedral São Pedro de Alcântara amanhã, às 20h, com apresentação da Orquestra Sinfônica Cesgranrio e do Coral dos Canarinhos de Petrópolis. O solista será o organista Marco Aurélio Lischt e a regência, do maestro Eder Paolozzi.

O Palácio de Cristal vai sediar a série “SESI Cristal”, que este ano tem como tema “Herdeiros de Jacob”, projeto criado e dirigido pelo jornalista Haroldo Costa. Hamilton de Holanda, Joel do Nascimento, Deo Rian, Ronaldo do Bandolim e Henrique Cazes são algumas das atrações da série que oferecerá oficinas infantis e encerrará com o concerto da Orquestra da Universidade Católica de Petrópolis. 

O Museu Imperial vai ser cenário novamente dos “Concertos ao meio-dia”, uma proposta de formação de plateia e apoio à nova geração de pianistas. Estão escalados nomes como Felipe Naim, Patrícia Glatzl, Marina Spoladore, Ramon Theobaldi e Erika Ribeiro. No mesmo local acontecem os “Concertos à luz de velas”, com apresentações do Duo Lontano (Alemanha – EUA), Duo Mignone e um recital de ?auta e violoncelo com os músicos Geisa Felipe e Hugo Pilger. Já o Theatro D. Pedro recebe os musicais “Festa no interior” e “Tributo a Djavan” com Marcus Brandão, e “Raízes indígenas” com o Coral Cênico, além de apresentações do Duo Santoro e do conjunto de música antiga Codex Sanctissima, que apresenta um repertório de música medieval. 

Na Praça da Liberdade acontece o “O Festival vai à Praça”; a Casa Stefan Zweig recebe o “Declamações comentadas” , recital de poesia com os atores Johnny Massaro e Jônatas Faro; e o Cuba Pub, novo espaço gastronômico e cultural, será palco da série “Música da Serra”.

Toda a programação do Festival de Inverno de Petrópolis é gratuita, mas a organização sugere a doação de 1kg de alimento não perecível para doar para instituições carentes. A programação completa pode ser conferida no site https://www.fipet.net.br

Castelo de Itaipava

O Castelo de Itaipava (BR-040 – Km 56 – Itaipava), sonho dourado de qualquer noiva para realizar aquela festa de casamento inesquecível, vai muito além das cerimônias particulares. Tanto que, nesse período, vai fazer parte do roteiro de inverno com vários eventos culturais e gastronômicos.

A Bierfest, que homenageia o colono alemão com músicas e danças típicas, além de comidas e bebidas – destaque para as cervejas, é claro - acontece de amanhã a domingo. Os foodtrucks e barraquinhas estarão no estacionamento do Castelo, que também terá espaço de recreação infantil. 

Na próxima sexta-feira e no dia 4 de agosto acontece a Noite de Fondue, com direito a um couvert servido na mesa e um buffet com fondues de carne, frango e queijo. Os Queijos & Vinhos tomam o espaço no dia 28 de julho e no dia seguinte é a vez do Arraiá do Castelo de Itaipava com barraquinhas de comidas da roça, quadrilhas, food trucks, música ao vivo e brincadeiras. O Festival de Inverno fecha com o Dia dos Pais & Filhos especial no dia 12 de agosto com cervejas artesanais, food trucks e muita música.

Festival Sesc de Inverno

No terceiro fim de semana de julho acontece a 17ª edição do Festival Sesc de Inverno em Petrópolis, Nova Friburgo e Teresópolis. Entre os dias 20 e 29 de julho, as três cidades recebem uma programação com literatura, cinema, música, teatro, dança, circo e artes visuais em unidades do Sesc e ao ar livre. No total, serão mais de 300 atrações, a maioria com entrada franca.

A abertura no dia 20 será no Sesc Quitandinha, em Petrópolis, onde acontece o show de Milton Nascimento. Em Nova Friburgo, a abertura é no dia seguinte com show de Maria Rita e em Teresópolis, quem abre oficialmente o Festival é Frejat no dia 22.

A agenda de shows vai incluir ainda Emicida, Mart’nália, Pitty e Jota Quest. Nas artes cênicas, os destaques são as peças “Suassuna, o Auto do Reino do Sol”, com a Cia. Barca dos Corações Partidos, e “Kuarup 40 Anos”, do Ballet Stagium. A programação também terá exposições, exibições de filmes e oficinas de roteiro, direção e produção na área cinematográfica. A venda de ingressos começa dia na próxima quinta-feira (12/7) e a programação completa está no site www.festivalsescdeinverno.com.br.