ASSINE
search button

Colômbia devolve fósseis do patrimônio brasileiro confiscados de contrabandista

Compartilhar

Sete fósseis que fazem parte do patrimônio do Brasil foram devolvidos nesta quarta-feira (20) pelo governo da Colômbia, que havia confiscado-os de um contrabandista no ano passado, informou a chancelaria.

As peças paleontológicas entregues têm "uma conotação científica importante para o estudo dos seres vivos que habitaram o atual continente sul-americano, quando este ainda não havia se separado completamente da África", indicou o ministério em um boletim.

Os fósseis foram confiscados em dezembro de 2017 de um cidadão coreano na cidade de Cúcuta, na fronteira com a Venezuela, disse à AFP o policial de alfândegas encarregado da investigação.

As autoridades detectaram ossos escondidos em caixas de papelão nas malas do homem, que havia entrado por via aérea ao país a partir da Venezuela e pretendia levar o patrimônio aos Estados Unidos.

Depois de realizar as verificações correspondentes com o serviço geológico, a chancelaria acordou com seus homólogos brasileiros a devolução dos fósseis.

As autoridades também apresentaram o crânio de um dinossauro marinho, o "Callawayasaurus colombiensis", que se encontrava na Universidade de Berkeley (EUA) havia 50 anos e que foi devolvido voluntariamente à Colômbia em março.

dl/raa/jbg/db