ASSINE
search button

China se torna o primeiro mercado mundial do cinema

Compartilhar

A China superou a América do Norte e se tornou o maior mercado cinematográfico do mundo no primeiro trimestre de 2018, graças principalmente aos filmes locais, segundo dados chineses e americanos.

As vendas de ingressos na China chegaram a 20,21 bilhões de yuans (U$ 3,17 bilhões) entre janeiro e março, de acordo com o órgão especializado China Movie Data Information Network. Na América do Norte, a arrecadação foi de U$ 2,8 bilhões, segundo a revista americana Variety.

Cerca de 75% das bilheterias na China foram geradas por filmes chineses. Entre os dez filmes mais bem-sucedidos, estão sete produções locais, cinco delas no topo da lista.

“Operação Mar Vermelho”, um blockbuster sobre uma missão antipirataria do Exército chinês no Mar Vermelho, ocupa a primeira posição, com 3,6 bilhões de yuans. 

Os grandes filmes de Hollywood, como “Pantera Negra” ou o filme de ficção científica “Círculo de fogo: a revolta”, também tiveram bons resultados.

O Ano Novo chinês, período de férias durante o qual muitas pessoas aproveitam para ir ao cinema, contribuiu para o aumento da arrecadação durante esses dias.

A China ainda é um mercado essencial para os estúdios de Hollywood. Os blockbusters são muito bem sucedidos, apesar de Pequim limitar o número de filmes estrangeiros exibidos nos cinemas.