Jornal do Brasil

Segunda-feira, 18 de Junho de 2018 Fundado em 1891

Cultura

'Valencianas', com Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto, tem ingressos esgotados no Municipal

Jornal do Brasil MÔNICA LOUREIRO (monica.loureiro@jb.com.br)

A energia de Alceu Valença que incendeia plateias no Carnaval , São João - na verdade, em qualquer show que faça - se uniu, em 2012, à suavidade da música de câmara. Desde então, o espetáculo "Valencianas", onde o pernambucano canta e toca violão com a Orquestra Ouro Preto, vem se apresentando pelo Brasil com lotações esgotadas. Os ingressos para o desta quarta (23/5), no Theatro Municipal, acabaram cinco horas após a abertura das vendas. "É um nirvana, uma viagem inacreditável! Os arranjos incríveis, a orquestra começa com algumas suítes, depois eu entro, saio novamente e terminamos juntos. O maestro Rodrigo Toffolo até canta comigo!", brinca Alceu.

Com arranjos assinados pelo violinista da Orquestra, o  paraibano Mateus Freire, o concerto já foi exibido pelo Canal Brasil e excursionou para Portugal. "Anunciação", "Tropicana", "Girassol", "La Belle de jour" e "Coração bobo" são algumas das 13 canções do programa - inicialmente Alceu tinha sugerido 40. "Aliás, poderíamos fazer um outro espetáculo, com repertório  diferente", anima-se. 

"Anunciação", "Tropicana", "Girassol", "La Belle de jour" e "Coração bobo" são algumas das 13 canções do programa

Só que, para este ano, o cantor e compositor tem outros planos. "Quero gravar um DVD de forró. Pensei em 'Forró Lunar', mas já tenho um disco, de  2001, com esse nome... A ideia é colocar só músicas minhas e de 'Seu' Luiz. Muitas pessoas não conhecem esse repertório, que só canto nos shows de São João", comenta ele que, em 1998, lançou o "Forró de todos os tempos". Junho, aliás, é mês de agenda lotada e fechada com muita antecedência para Alceu, que só se recusa a fazer duas apresentações no mesmo dia. Isso só faz em fevereiro, com seu "Carnavalença", mas quando os shows são concentrados em Pernambuco. 

Depois da temporada junina no Nordeste - com uma paradinha no Rio para o Arraiá da Fundição Progresso dia 28 de junho ao lado de Elba Ramalho -, Alceu embarca para Portugal. Mas antes, ainda em maio, tem muita estrada para percorrer: "Tenho uns oito formatos diferentes de shows. Tem o Alceu só do São João, do baião e Gonzagão; e tem o do Carnaval. Semana passada, fiz show do Grande Encontro, com Elba e Geraldo Azevedo, sexta em Curitiba, sábado com minha banda em Congonhas e, domingo, com a Orquestra em Nova Friburgo", enumera. Amanhã, sexta e sábado, volta com os dois amigos ao palco em Maceió, Arapiraca e Campina Grande (PB), respectivamente. 

O cantor comenta que anda impressionado com as lotações esgotadas de suas recentes apresentações - não só o "Valencianas". "Acho que isso pode ser resultado daqueles vídeos que fizeram quando eu cantei com artistas de rua, com amigos em Lisboa e até um de jovens argentinos cantando músicas minhas no metrô, e que se tornaram virais. 'Anunciação' foi gravada em lingua basca!", admira-se Alceu.  

 

Valencianas - Orquestra Ouro Preto e Alceu Valença - Theatro Municipal (Praça Floriano, s/nº, Centro. Quarta-feira (23/5), às 20h. Ingressos esgotados.



Tags: alceu, carnavalenca, espetaculo, sao joao, show

Compartilhe: