ASSINE
search button

Ensaios contemporâneos

Compartilhar

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) lançará nesta quinta-feira, na Travessa do Leblon, os cinco últimos volumes da coleção “Ensaios brasileiros contemporâneos”, idealizados por Francisco Bosco, ex-presidente da entidade. Os temas abordados desta vez são Psicanálise, Política, Artes visuais, Filosofia e Literatura. O evento começa às 19h30. A coletânea totaliza 4 mil páginas de quase 300 autores, reunidos por 28 organizadores, que, junto a consultores, pesquisaram e selecionaram os conteúdos. O preço por volume é de R$ 40 e os livros podem ser adquiridos sob encomenda, através do e-mail: [email protected]. Na noite de autógrafos, os organizadores participarão de uma mesa de apresentação aberta ao público, mediada por Bosco.

O filósofo e escritor diz que a coleção parte da constatação de que o gênero ensaio chegou a um “ponto de maturidade no Brasil”. Para o escritor, isso configura um “sistema ensaístico” (citando Antonio Candido), um “vasto número de autores produzindo o gênero, uma tradição ensaística brasileira a que esses autores podem se reportar”. E argumenta: “Mas, ao contrário do que se passa em outros países [...], não temos ainda antologias selecionando essa produção de forma abrangente ou sistemática”.

E conclui que o trabalho apresenta “parte substancial do que de melhor vem sendo publicado entre nós”. A gerente de publicações da Funarte, Filomena Chiradia, explica a importância do projeto. “Ao todo, nove equipes de notáveis de cada área foram convidadas para realizar a antologia, que pretende dar visibilidade a essa grande produção ensaística brasileira”. O volume sobre política foi coordenado por Wilson Gomes, Fernando Lattman-Weltman e Antonio Engelke; o de artes visuais teve curadoria de Fernando Cocchiarale, André Severo e Marília Panitz; filosofia teve como organizadores Pedro Duarte, Luciano Gatti e Ernani Pinheiro Chaves.

O título “Literatura” teve a coordenação de Frederico Coelho, Marcelo Magalhães e Flávia Cêra, enquanto o de “Psicanálise” foi organizado por Tania Rivera, Luiz Augusto M. Celes e Edson Luiz André de Sousa. No final de cada volume, há a seção “Outro ensaios indicados”, em que os organizadores apontam ao leitor as referências dessas informações. O livro de “Psicanálise” conta com 46 autores, como Alessandra Monachesi Ribeiro, Maria Rita Kehl e Vladimir Safatle, entre outros. Os organizadores são Tania Rivera, Luiz Augusto M. Celes e Edson Luiz André de Sousa. O título dedicado à “Política” apresenta ensaios sobre a vida pública e a democracia no Brasil em anos recentes, incluindo textos de Bolívar Lamounier, Luiz Eduardo Soares e Luiz Werneck Vianna.

No volume sobre “Artes visuais”, sobressaem textos sobre a produção de arte de Paulo Herkenhofi, Paulo Miyada, Roberto Conduru, Viviane Matesco e Yana Tamayo. O volume de “Filosofia” objetiva atualizar o debate na área e alinha textos de André Duarte, Antonio Cícero, Claudio Ulpiano, Eudoro de Sousa, Franklin Leopoldo e Silva e Gerd Bornheim.