ASSINE
search button

Sucesso da R2C confirma vocação do Rio para receber grandes eventos

Compartilhar

Já é possível dizer que o Rio2C foi um total sucesso. Foram seis dias – o último é hoje e aberto ao público - com diversas atividades, algumas delas jamais realizadas num mesmo espaço, monumental, a Cidade das Artes. Embaladas com muita disposição, dez mil pessoas percorreram toda a área do grandioso centro cultural, se revezando em diferentes salas ou ambientes harmoniosamente criados para as experiências em audiovisual, música e inovação. 

No auditório principal, a Sala Petrobras, mais de mil pessoas se acomodaram, depois de longas filas para entrar, na expectativa de assistir  a palestras de gigantes como Netflix, criadores de séries de sucesso como Bruce Miller (“The handmaid’s tale”), entre outros. Na mesma sala, também repleta de espectadores, a palestra “Cultura gera futuro” realizada pelo ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, foi seguida de debate, sob a mediação do  produtor audiovisual Marco Altberg, com a participação de experts como Carlos Estigarribia, diretor da Gazeus Games, Alê MacHado, diretor de Relações Institucionais da Abragames, Carlos da Costa, diretor do BNDES, e Marcelo Castello Branco, CEO da União Brasileira de Compositores (UBC). 

O ministro falou principalmente sobre a importância da economia criativa para o desenvolvimento do país, mas outros assuntos debatidos foram o direito autoral em música e a relevância da indústria de games. “São atividades que tendem a atrair os jovens e com alta capacidade de geração de empregos”. Nos demais auditórios, ocorreram encontros com gigantes da indústria musical mundial, como Geoff Emerick, vencedor de diversos Grammy, responsável pela mixagem de álbuns dos Beatles, tais como “Revolver” e “Sgt Pepper’s”. As salas de pitchings foram super concorridas tanto no audiovisual, onde produtores e criadores apresentavam seus projetos de séries ou outros formatos para TV, quanto na música, com novos artistas e bandas trazendo propostas originais. 

Pela primeira vez, a Cidade das Artes foi inteiramente utilizada. No térreo, food truks com cardápios variados davam conta de alimentar a massa de participantes, além de abrigar os domos de realidade virtual e realidade aumentada, que também estarão funcionando  hoje. No primeiro andar, as salas principais para palestras tiveram ambientes para as rodadas de negócios, organizadas previamente. Nos três primeiros dias, players do mercado audiovisual e da música receberam produtores e criadores em busca de oportunidades para viabilizar seus projetos. 

Ainda no primeiro andar, outros ambientes se multiplicaram: as salas de apresentação de projetos de inovação e música, o Espaço BNDES para reuniões privadas, arena de apresentação de bandas, auditório da Oi, onde, por exemplo, a Agência Nacional do Cinema – Ancine, apresentou para uma plateia ávida por informação seu planejamento para este ano. O Espaço Firjan abrigou debates variados, como a regionalização da produção – o Rio2C recebeu muitos participantes fora do eixo Rio-São Paulo.

O primeiro andar contou com estandes do Canal Brasil, TV Escola e mesas de empresas do setor como o escritório de advocacia Cesnick, Quintino & Salinas que, a exemplo das edições anteriores do Rio Content, prestam consultoria jurídica especializada aos interessados. No segundo andar chamou atenção o frisson da arena com lançamentos e apresentações variadas. Caso também do terceiro, em que funcionaram as salas de pitching de audiovisual e das delegações internacionais (Reino Unido, Coreia, Chile e China), e nacionais (Rio Grande do Sul, Pernambuco e Distrito Federal). Finalmente, no quarto andar, o espaço Be Brasil, oferecido pela Apex (Agência de promoção e exportação de produtos e serviços brasileiros), que mantém diferentes projetos relacionados com as atividades da Rio2C, para o audiovisual, música e games. Essas ações foram coordenadas pela Bravi  (Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão), criadora do Rio Content Market que originou o Rio2C.

 Produções, investimentos, conhecimentos e intercâmbios gerados no Rio2C certamente darão frutos e incrementarão a indústria do entretenimento. Indagada sobre o futuro, Carla Esmeralda, curadora geral do Rio2C diz: “O novo se implantou! E 2019 será na mesma linha. O local se mostrou eficiente, estamos muito felizes e animados com o resultado.”

* Mariana Camargo – compositora ([email protected])