ASSINE
search button

Joias com história

Inspiração medieval brilha no figurino de novela

Compartilhar

Em matéria de joia de novela, se o tema for histórico, o designer Miguel Simek domina boa parte dos figurinos. Desde 1982, quando deixou de ser engenheiro de produção para virar joalheiro, suas coleções têm bases com histórias e temas. Um exemplo, as pulseiras e anéis de “Caminho das índias” nas mãos da Juliana Paes. Ou fornecer peças para um personagem de “Paraíso tropical” (2007), que era joalheiro. Agora suntuosas joias de prata chamam a atenção no estilo do rei Rodolfo, da ex-rainha Lucrécia _ quem vê a novela “Deus salve o rei” se diverte com estes personagens vividos por Johnny Massaro e Tatá Werneck. A parceria começou com a criação de um anel importante na trama, que ajudou a pagar dívidas da família da Amália (Marina Rui Barbosa). 

_ Depois fui procurado pela equipe de figurinistas para completar com mais 50 peças, incluindo o lote do dote da rainha. Muitas já faziam parte da minha coleção chamada Medieval, e se adequaram ao conceito de joias com visual rico, opulento, que seriam usadas pelas figuras das realezas _ conta Miguel, que, no tal anel, usou rubis do Sri Lanka, a produção pediu mais um, com medo de perda. Em outras peças colocou granadas, ônix, lápis-lázuli e esmeralda, para aumentar a riqueza. Mas de vez em quando em lugar de diamantes podem aparecer zircônias, quartzo verde em vez de esmeraldas. Depende da visibilidade na ação. 

Além do roteiro televisivo, quais as inspirações do Miguel Simek, para produzir estas joias em prata ou com banho de ouro? “Pesquisei a obra de Tomás de Aquino, as pinturas de Giotto, a poesia de Dante Alighieri, as viagens de Marco Polo, as catedrais góticas. Muito da Idade Média, que marcou a passagem para grandes evoluções, entre a Antiguidade e a Idade Moderna”. 

Para quem acompanha as peripécias de Montemor (o reino regido por Rodolfo/Johnny Massaro), vale saber que nem todas as joias da novela são do Miguel Simek, há outras contribuições, para evitar o monopólio de fornecedor. Em breve, Bruna Marquezine receberá o anel de noivado feito por ele. O que deve aumentar o número de pedidos do público do Ceará, do Amazonas, querendo aderir ao look nobre destas joias. 

E aí vem o melhor! São bonitas, vistosas, nobres e...baratas: os preços são a partir de R$ 200, parceláveis em cinco vezes! Nesta hora, o autor bem humorado mostra que trabalha com ficção, mas mantém um pé na real: “Se não está fácil vender joia barata, imagina se for cara!”