ASSINE
search button

Museu do Amanhã promove oficina para transformar ambientes inabitáveis

Iniciativa pretende reunir profissionais para contribuir para um futuro inovador

Compartilhar

Espaços essencialmente inabitáveis ou que se tornam inabitáveis pela atuação destrutiva do homem no meio ambiente ?representam importante estímulo no desenvolvimento do projeto “Superfícies Respiráveis - Sistemas Fotossintéticos Autônomos”, que será realizado de 23 a 28 de fevereiro, sexta a quarta-feira, no Laboratório do Museu do Amanhã (LAA).

A oficina incluirá experimentação e prototipação com fotossíntese sintética, biotecido de kombucha, padrões inspirados em origamis e natureza, além de confecção de malha fotossintética. A oficina terá vagas limitadas abertas ao público, com inscrições gratuitas pelo site.

“A proposta é criar um sistema autônomo fotossintético que possa ajudar o meio ambiente da Terra e ser uma interface fundamental para facilitar a terraformação em outros planetas, especificamente na troca de gases com o meio ambiente e geração de eletricidade, criando ou ajudando a atmosfera para a vida terrestre”, antecipa Marcela Sabino, diretora do LAA.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Museu do Amanhã, com o artista Ivan Henriques, cientistas da Universidade Livre de Amsterdam, alunos de design e arte da Willem de Kooning Academy,além de alunos e professores engenheiros do Centro Federal de Educação Tecnológica CEFET. O evento conta com o apoio do Consulado Geral dos Países Baixos.  

Os resultados dessa semana de experimentação serão apresentados ao público no dia 28 de fevereiro, quarta-feira, às 16h30.