Jornal do Brasil

Terça-feira, 22 de Maio de 2018 Fundado em 1891

Cultura

Históricas peças da Lego completam 60 anos

Brinquedo tem fama mundial e perdura por gerações

Jornal do Brasil

Os tradicionais tijolinhos da Lego, que fizeram parte da infância de muitas pessoas por décadas, irão completar 60 anos de história no próximo domingo (28). Com a data, os fãs e colecionadores do brinquedo já estão aguardando alguma edição especial para comemorar, já que, no aniversário de 50 anos, a Lego lançou um conjunto que tinha três tijolos dourados.

A Lego foi fundada na Dinamarca, em 1932, por Ole Kirk Christiansen, mas só em 1958 a empresa lançou os tijolinhos de plástico na versão em que são conhecidos hoje: encaixados um em cima do outro através de um "tubinho".

Um incêndio em 1942 destruiu toda a fábrica da Lego na Dinamarca, mas não impediu que a empresa se reerguesse e, em dois anos, oferecesse mais de 200 brinquedos em madeira ou plástico.

A Lego parou em 1960 de produzir brinquedos de madeira, dedicando-se somente aos de plástico e ganhando, a partir daí, fama mundial. Ao longo dos anos 60, os lucros da empresa cresceram extraordinariamente com o lançamento de brinquedos temáticos e escolares, além de seu primeiro parque de diversões, em 1968.

Atualmente, a Lego possui mais de 18,2 mil funcionários e produz cerca de 20 bilhões de tijolinhos por ano.



Tags: 60 anos, aniversário, comemoração, conjunto, lego

Compartilhe: