ASSINE
search button

Feira de Ciência, Tecnologia eInovação do Estado do Rio acontece nos dias 25 e 26 de novembro 

Evento premiarámelhores projetos dealunosdas redes pública e privada

Compartilhar

Vem aí a XI edição da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI). O evento, considerado o maior realizado no setor no estado do Rio de Janeiro com a participação de estudantes, acontece nos dias 25 e 26 de novembro, no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) e é organizado pela Fundação Cecierj, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social.

Com entrada gratuita, a feira reúne estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, médio e técnico, que terão a oportunidade de apresentar seus projetos em diversas áreas das ciências, como Biologia, Saúde, Tecnologia, Ciências Exatas e da Terra.

Cerca de 170 experimentos são escolhidos previamente, fruto do desenvolvimento de alunos de escolas de 38 municípios do estado. Estes trabalhos serão apresentados ao público e à comissão de avaliação (Comitê Científico) constituída por professores e pesquisadores. Ao final do evento, os expositores - alunos, professores e suas escolas - recebem o certificado de participação e os melhores trabalhos serão premiados.

Confira aqui a lista dos trabalhos selecionados.

- Realizar a XI FECTI a despeito de todas as dificuldades que estamos enfrentando é um indicativo do compromisso dos professores com a educação de qualidade para seus alunos e como multiplicadores do processo de difusão e popularização da ciência no ambiente escolar. Parte do processo de independência de um país é o domínio da tecnologia, a independência do futuro é construída hoje com os estudantes ainda em formação. Sem ciência não há independência, não há futuro sustentável, enfatiza a vice-presidente científica da Fundação Cecierj, Mônica Santos Dahmouche.

O objetivo do evento é promover e popularizar a ciência no Estado do Rio de Janeiro através de projetos de pesquisa em diversas áreas, desenvolvidos no ambiente escolar, por alunos de escolas públicas e privadas. A XFECTI é uma realização da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento tem o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) e do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ

Premiação:

Medalhas para estudantes e professores dos três melhores trabalhos em cada categoria.

Troféu para a escola onde foi desenvolvido o projeto melhor colocado em cada categoria.

Para cada uma das 6 categorias, medalhas para estudantes  e professores autores do melhor projeto escrito, elaborado segundo as normas do evento (confira aqui).

Bolsas CNPq: Os alunos autores dos trabalhos premiados, que estiverem cursando o ensino médio ou técnico até o final de 2018, irão concorrer a quinze bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq.

Ciência Jovem: três projetos serão indicados para participar da Ciência Jovem 2018, organizada pelo Espaço da Ciência de Olinda, PE.

Febrat: dois projetos de escolas de aplicação ou técnicas serão indicados para participar da feira nacional que ocorre em Belo Horizonte, MG.

Febrace: três projetos serão indicados para participar da Febrace de 2018, organizada pela USP na cidade de São Paulo.

Mostratec: três projetos serão indicados para participar da Mostratec de 2018, em Novo Hamburgo, RS.

Serviço: XI FECTI

Exposição de trabalhos: Sábado, 25 de novembro, das 10h às 19h

Premiação: Domingo, 26 de novembro, das 08h30 às 10h30

Local: Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Rua General Canabarro, 485, Maracanã, Rio de Janeiro