ASSINE
search button

Mostra de Fiat 500 no MoMa vence prêmio internacional de arte

Cerimônia do Corporate Art Award 2017 aconteceu em Roma

Compartilhar

Após um exemplar do Fiat 500 ser exibido no Museu de Arte Moderna (MoMa), em Nova York, a tradicional marca automobilística italiana venceu nesta quarta-feira (22) o "Corporate Art Award 2017", prêmio que reconhece o melhor projeto artístico no contexto corporativo.

A iniciativa, que havia ocorrido para celebrar os 60 anos do carro, fez com que o modelo mais amado da história da Fiat se tornasse "ícone e um trabalho de arte moderna e de respiração global".

"Estamos honrados e receber este prêmio de prestígio, um sinal tangível de como o Fiat 500 representa não apenas uma obra-prima industrial que atravessou 60 anos de história, mas um verdadeiro símbolo da criatividade italiana incluído no imaginário coletivo", disse Olivier François, chefe executivo da Fiat, durante a cerimônia em Roma.

A premiação Corporate Art Award 2017 nasceu no ano passado com o objetivo de aumentar a visibilidade, o reconhecimento e a reputação de projetos que ligam o mundo dos negócios ao da arte.

Ela é organizada pela pptArt, em colaboração com a LUISS Business School e o ministério da Cultura italiana.

O evento ainda conta com um comitê científico, que avaliará a qualidade e consistência dos projetos de cada fundação ou coleção. A edição deste ano replicou o sucesso internacional de 2016. Ao todo, participaram 80 empresas de 18 países ao redor do mundo. Lançado em 4 de julho de 1957, o primeiro modelo do Fiat foi o Nuova 500, que ficou no mercado até 1960. Na época, outros modelos também foram comercializados pela Fiat, como o 500 D, 500 Giardiniera e, por fim, o 500 Furgoncino.

"Sua jornada continua hoje com crescente vigor e consciência de seu papel de embaixador Made in Italy no mundo", finalizou François.