ASSINE
search button

Capitais brasileiras recebem 8 ½ Festa do Cinema Italiano

Festival acontecerá entre os dias 31 de agosto e 6 de setembro

Compartilhar

Entre os dias 31 de agosto e 6 de setembro, algumas das principais capitais do Brasil recebem a edição de 2017 da 8 ½ Festa do Cinema Italiano, que exibirá diversas produções contemporâneas do país da bota.

O evento acontecerá em oito cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Recife, com apoio da Embaixada da Itália no Brasil e dos institutos italianos de cultura das capitais paulista e fluminense, além do Ministério da Cultura da nação europeia.

O filme de abertura será "Em guerra por amor" (2016), dirigido por Pierfrancesco Diliberto, mais conhecido como "Pif". A comédia se passa na Segunda Guerra Mundial e propõe uma reflexão sobre o amor, a Sicília e a máfia.

Outros longas da programação são "O fantasma da Sicília" (2017), de Fabio Grassadonia e Antonio Piazza, exibido no último Festival de Cannes; e "Histórias de amor que não pertencem a este mundo" (2017), de Francesca Comencini, que esteve no Festival de Locarno.

A seleção ainda inclui "Algo de novo" (2016), de Cristina Comencini; "Deixa rolar" (2016), de Francesco Amato e estrelado por Toni Servillo ("A grande beleza"); "Paro quando quero - Masterclass" (2016), de Sydney Sibilia; e "A hora oficial" (2017), de Salvatore Ficarra e Valentino Picone.

Serão exibidos dois filmes por dia e de maneira simultânea em todas as cidades que participam do festival, cujo nome faz referência ao longa "8½", clássico de Federico Fellini. A programação completa pode ser conferida no site www.festadocinemaitaliano.com.br.