ASSINE
search button

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

Teatro&Cidade faz quatro exibições em Portugal durante Festival Internacional de Teatro ao Ar Livre

Compartilhar

Grupos de atores mascarados se deslocam livremente pela cidade performando suas intervenções de rua e instaurando imagens poéticas e grotescas em meio ao cotidiano. Trata-se da Trilogia Andarilha, espetáculo do grupo Teatro&Cidade, que será exibida pela primeira vez fora do país. As apresentações acontecem no Festival Internacional de Teatro ao Ar Livre, na cidade de Fundão, em Portugal, de 18 a 21 de agosto, e levam um pouco da cultura popular brasileira para a terra lusófona.

A viagem foi viabilizada pelo edital Circula Minas, programa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), que promove o diálogo da cultura mineira com o mundo. As inscrições para a 4ª Seleção do edital estão abertas e podem ser realizadas até o dia 15 de setembro no site www.cultura.mg.gov.br.

Surgido em 2013 como um grupo de pesquisa e extensão do Teatro Universitário da UFMG, o Teatro&Cidade comemora a abertura de cortinas estrangeiras para a exibição desse trabalho.

"Poder apresentar um pouco da nossa cultura, interagir e absorver novas formas de ver o mundo é algo importante para qualquer artista, ainda mais com um espetáculo de intervenção como é o nosso. Sem o Circula Minas não conseguiríamos participar deste festival”, avalia José Antônio de Almeida, um dos atores da trupe.

A Trilogia Andarilha reúne as peças “Intermitentes ou vai e vem”, “Trincamatraca: uma mascarada de rua” e “Seis Personagens à procura de um lugar”. Surgiu de um projeto de doutorado chamado “Os princípios cênicos das máscaras tradicionais da cultura popular brasileira aplicadas ao teatro”, realizado por Rogério Lopes, orientador e diretor do grupo.

Desenvolvida na Unicamp e também em Portugal, a pesquisa trouxe as bases para a formação do espetáculo, que tem nas máscaras das folias de reis e os grupos de fidalgo sua inspiração. As três obras que compõem a trilogia têm caráter itinerante e não chegam a constituir um cortejo, pois a ação dos atores é realizada de maneira simultânea em diferentes locais. O público ora assume o papel de espectador, ora o de jogador que participa da construção de situações cênicas.

“Buscamos interagir com a cidade de uma maneira nova. Concebemos nossas ações a partir do que é proposto pelas ruas, pelos transeuntes e pelo público que nos assiste”, explica José Antônio.

O grupo

O “Teatro&Cidade – Núcleo de Pesquisa Cênica” foi criado na capital mineira em 2013 como um grupo de pesquisa e extensão do Teatro Universitário da UFMG. Coordenado pelo professor Rogério Lopes, é composto pela professora Tereza Bruzzi e pelos atores Diego Meneses, José Antônio de Almeida, Nayra Carneiro, Pedro Vilaça e Rikelle Ribeiro. Desenvolve trabalhos voltados principalmente para a rua, tomando-a como um local de ensaio, convivência, criação e apresentação. Norteados e inspirados pelos moldes de manifestações tradicionais da cultura popular brasileira, os integrantes costumam visitar tais manifestações por acreditar esse contato é de vital importância para a criação cênica.

Circula Minas

O edital de apoio a viagens do Governo do Estado, via SEC, busca promover a difusão e o intercâmbio da cultura mineira em suas diversas áreas, como artes visuais, circo, dança, teatro, literatura, afro-brasileira, LGBT, folclore, entre outras manifestações. Conduzido pela Superintendência de Interiorização e Ação Cultural, o programa fornece ajuda de custo para realização de viagens por municípios de todo o Brasil e dos cinco continentes do mundo.

O programa Circula Minas destina aos contemplados o valor total de R$ 300 mil, repassados a título de ajuda de custo, para uso em despesas com passagens, seguros de viagem, hospedagem, alimentação, entre outras.

Ao longo dos últimos dois anos, período em que o programa passou a ser realizado por meio de edital, foram contempladas propostas das mais variadas manifestações culturais, totalizando 71 projetos contemplados e 179 pessoas beneficiadas. Em 2015 e 2016 os produtores de cultura de Minas Gerais visitaram 25 países e 9 estados brasileiros.