ASSINE
search button

Funarte lança projeto de dança clássica no Teatro Cacilda Becker

Dança às 12h30 teve estreia nesta quarta-feira para temporada gratuita

Compartilhar

A dança clássica ganha programação especial no Rio, em agosto e setembro, no Teatro Cacilda Becker. Na quarta, 16 de agosto, a Fundação Nacional de Artes – Funarte estreia o Dança às 12h30, projeto que vai oferecer ao público espetáculos que reúnem trechos de balés clássicos, com entrada franca. 

Sempre as quartas, quintas e sextas, será possível assistir um pouco de obras como O Corsário (Adolphe Adam) e Sheherazade (Nicolai Rimsky-Korsakov), além de outras, interpretadas por bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A duração será de 50 minutos. 

Os trabalhos são assinados por coreógrafos que integram o Corpo de Baile do TMRJ, e a curadoria é de Ana Botafogo e Cecília Kerche, ambas diretoras do Corpo de Baile do tradicional teatro do Rio. Elas estarão presentes e farão comentários sobre os espetáculos. 

O programa de estreia, no dia 16 de agosto, às 12h30, trouxe trechos de Novos Ventos (Eric Satie), O Corsário (Adolphe Adam), Sheherazade (Nicolai Rimsky-Korsakov), Czatdas (P. I. Tchaikovsky) e Grand Finale (CesarePugni). O mesmo roteiro será apresentado nas próximas quartas, quintas e sextas de agosto. Entre os solistas estão: Deborah Ribeiro, Edifranc Alves, Ivan Franco, Juliana Valdão, Paulo Muniz e Rachel Ribeiro. O público deverá retirar as senhas para a entrada na bilheteria do teatro, uma hora antes dos espetáculos.

A Funarte realiza o Dança às 12h30 através do seu Centro de Artes Cênicas (Ceacen). O objetivo da iniciativa é democratizar o acesso às artes, contemplando o público que circula no entorno do teatro, no Largo do Machado, Zona Sul, no horário do almoço. O Teatro Cacilda Becker está localizado na Rua do Catete, nº338, e é dedicado a espetáculos, oficinas e outras atividades ligadas à dança.

"O objetivo deste projeto no Teatro Cacilda Becker é trazer as obras de balé do repertório clássico para bem perto do público", comenta Ana Botafogo. "A iniciativa visa a beneficiar os amantes da dança clássica e aos futuros bailarinos. Assistir balé em horário alternativo é sempre uma alegria renovada", complementa a bailarina.

Confira a programação de agosto: 

Programação de Agosto

Novos Ventos 

Música: Eric Satie 

Coreografia: Roseli Rodrigues 

Solistas: Deborah Ribeiro, Edifranc Alves, Ivan Franco

O Corsário 

Música: Adolphe Adam 

Coreografia: Martius Petipa 

Solistas: Juliana Valdão e Paulo Muniz

 Sheherazade 

Música: Nicolai Rimsky-Korsakov 

Coreografia: Michel Fokine 

Solistas: Rachel Ribeiro e Edifranc Alves 

 Inserção poética de Manoel Francisco: Poema e/ou canções

Czatdas 

Música: P. I. Tchaikovsky 

Coreografia: Martius Petipa 

Solistas: Deborah Ribeiro e Ivan Franco

 Grand Finale 

Música:Cesare Pugni 

Coreografia: Ana Botafogo e Cecília Kerche 

Todos os solistas

*O programa de setembro será divulgado oportunamente.

Serviço:

Dança às 12h30

De 16 de agosto a 8 de setembro Quartas, quintas e sextas, às 12h30

Duração: 50 minutos Entrada franca *Distribuição de senhas uma hora antes.

Curadoria e apresentação: Ana Botafogo e Cecília Kerche

Local: Teatro Cacilda Becker Rua do Catete, 338, Largo do Machado – Rio de Janeiro (RJ) (21) 2265-9933