ASSINE
search button

Diva: "Eu falei por mim, pelos negros que estão vindo e pelos que se foram"

Professora aposentada que emocionou a Flip falou ao 'Jornal do Brasil'

Compartilhar

“Eu tremia tanto, mas estava tão emocionada. Falei para os meus antepassados”, contou ao Jornal do Brasil Diva Guimarães, a professora aposentada de 77 anos que fez um emocionante discurso na 15ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), na última sexta-feira (28), fazendo chorar o público e o ator Lázaro Ramos, que dava sua palestra.

“Falei para os negros, que trabalharam tanto e que são tão mal vistos neste país. Mas eu tenho esperança que mude, quando converso com os jovens”, afirmou.

Ela contou como tomou coragem para falar no meio da multidão. “Eles perguntaram: ‘Alguém quer falar?’. Quando eu vi, estava de mão levantada. Quando a moça [com o microfone] foi chegando, eu me perguntei: ‘Meu Deus, o que eu fiz?’. Daí na hora eu pensei: ‘Eu vou falar por mim, pelos negros que estão vindo e pelos que se foram.’”

Mesmo nervosa, ela afirmou que estava muito feliz e emocionada. Diva contou ainda que sua primeira intenção era falar em particular com o ator Lázaro Ramos, após ter ficado tão tocada com sua palestra. Mas as coisas acabaram tendo outro rumo.

Ao lembrar de sua intervenção, Diva mais uma vez falou sobre sua mãe. "Na hora eu pensei: 'Mãe, muito obrigada'. Eu tinha certeza que ela estava ali me ajudando."

Ela também relembrou a história de quando disse à mãe que não queria mais ir para a escola. A mãe de Diva, que era lavadeira, alertou: “Olha bem pra mim. Você quer ser como a mãe?” Diva retrucou: “De jeito nenhum! Igual a senhora? Nunca!”

Mas a mãe de Diva então respondeu: “Só tem um jeito. Vai pra escola!”