ASSINE
search button

Escola de dança Maria Olenewa forma novos bailarinos

Espetáculo de formatura é aberto ao público

Compartilhar

Uma das principais referências no ensino de balé clássico no país, com 89 anos de tradição, a Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, pertencente à Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro – vinculada à Secretaria de Cultura – realiza sua apresentação de formatura neste sábado (17), com ingressos populares, entre R$ 10 e R$ 30.

Durante a cerimônia de graduação, os alunos executarão as coreografias La Barre, Degas em Movimento e Suite Coppélia, sob a direção de Helio Bejani. A solenidade terá como apresentadora a atriz Angela Vieira, formada pela escola e ex-integrante do Corpo de Baile do Theatro Municipal.

A Escola Estadual de Dança Maria Olenewa foi fundada em 1927, sendo, portanto, a mais antiga instituição brasileira dedicada ao ensino da dança e à formação de bailarinos clássicos. Sua fundadora, a bailarina russa Maria Olenewa (1896-1965), esteve no Brasil em turnê como integrante das companhias de Ana Pavlova e Leonide Massine, em 1918 e 1921, respectivamente. Em 1926 a bailarina se estabeleceu no Rio de Janeiro, onde iniciou importante trabalho pedagógico.

Com o apoio de Mário Nunes, crítico teatral do Jornal do Brasil, Olenewa apresentou ao governo do então Distrito Federal a proposta de criação de uma escola de formação de bailarinos. O objetivo era possibilitar a futura organização de um corpo de baile para atuar nas temporadas líricas, evitando a constante contratação de profissionais no exterior, como também de viabilizar o estabelecimento de uma temporada de dança voltada para a apresentação dos balés de repertório. 

Atualmente, a escola utiliza as instalações do terceiro andar do Prédio Anexo do Theatro Municipal, enquanto aguarda a finalização de sua nova e definitiva sede na Central Técnica de Produções, na Gamboa. A Escola de Dança oferece curso profissionalizante com aulas de balé clássico, pas-de-deux, repertório clássico, danças características, dança espanhola, balé contemporâneo, composição e improvisação, história da arte, história da dança, terminologia da dança clássica, educação musical, comportamento e atitude profissional.