ASSINE
search button

Festival de Sanremo é ampliado e terá 22 competidores

Por causa disso, forma de competição mudou

Compartilhar

O diretor artístico do Festival de Sanremo, Carlo Conti, informou nesta sexta-feira (9) que a edição de 2017 do maior evento de música da Itália terá 22 e não "apenas" 20 competidores.

Segundo Conti, as "propostas musicais de alto nível" fizeram com que a mudança fosse implantada. Em nota, foi divulgado ainda que o aumento de inscritos mudasse o formato da competição e o dia da exibição dos "Campeões" das edições anteriores.

Em 2017, os dois primeiros dias - 7 e 8 de fevereiro - terão os 11 campeões por noite. Destes, os primeiros oito (depois do voto do júri da Imprensa e do voto pela televisão, que terão um peso de 50% cada) irão para as apresentações de sexta-feira (10), totalizando 16 shows.

Já os três últimos classificados (em um total de seis na soma das duas noites) disputarão um torneio eliminatório na noite da quinta-feira (9). Dois desses serão definitivamente eliminados e os outros quatro se juntarão aos 16 na sexta-feira. Nesta noite, no entanto, mudou a forma de voto. Estarão analisando: o júri de especialistas (peso de 30%), a plateia (30%) e o voto dos telespectadores terá peso de 40% para definir os vencedores.

Na sexta, ainda serão eliminados os quatro últimos colocados e, na noite final, no sábado (11), se apresentarão os 16 que ainda estão na disputa.