ASSINE
search button

'BR-Trans' e 'Androginismo' em cartaz na Laura Alvim

Programação aborda o universo de travestis, transexuais e transformistas

Compartilhar

'BR-Trans' está de volta aos palcos do Rio para curta temporada, neste fim de semana na Casa de Cultura Laura Alvim. A peça estará em cartaz sábado e domingo. Vieira Souto, 176 – Ipanema. Encerrando a temporada, o ator e autor do espetáculo, Silvero Pereira, recebe a cantora Valéria Houston na segunda-feira, 31 de outubro, para o show 'Androginismo'.

Idealizado por Pereira e dirigido por Jezebel De Carli, 'BR-Trans' já foi assistido por mais de 30 mil espectadores em mais de 20 cidades brasileiras e fora do país, com apresentações recentes em países como EUA e Alemanha. A peça protagoniza o universo de travestis, transexuais e transformistas, sendo a montagem resultado de um processo de pesquisa cênica desenvolvida através do Edital Interações Estéticas 2012 (Funarte/Minc), em residência no Somos Pontão de Cultura LGBT (Porto Alegre, RS), que teve como perspectiva o teatro enquanto instrumento capaz de entreter, promover discussão e fomentar a transformação social através da arte.

São histórias coletadas através de conversas com travestis, transexuais e transformistas entre os Estados do Ceará e Rio Grande do Sul que apresentam cenas sobre medo, solidão e violência, presentes no cotidiano dessas pessoas, vivenciadas de norte a sul deste país. Entretanto, subvertendo essas tristes histórias, a obra vai além ao abordar narrativas de superação.

Já 'Androginismo' reúne no palco a transformista cearence Gisele Almodóvar, alter ego de Silvero, e a artista transexual gaúcha Valéria Houston apresentando um repertório de vários gêneros musicais, da MBP aos hits internacionais. Recém-lançado pela dupla, com apresentações em Porto Alegre e no Rio, o espetáculo é um retrato do universo LGBTTT, não somente a partir de um critério cronológico ou estético, mas principalmente para que o público pudesse interagir com a proposta artística idealizada pelos performers.

O título é inspirado na canção composta pelos Almôndegas, grupo gaúcho que na década de 1970 emplacou essa canção na vanguarda do questionamento acerca da diversidade sexual, especialmente da travestilidade. O espetáculo é uma homenagem divertida, festiva e poética, que une esses dois talentos do sul e do nordeste brasileiro, em torno da boa música.

Serviço:  BR-Trans e Androginismo

Data: BR-Trans - 29 e 30 de outubro, às 20h. Androginismo - 31 de outubro, às 20h

Local: Casa de Cultura Laura Alvim - Av. Vieira Souto, 176 - Ipanema

Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia entrada)

Classificação etária: 14 anos

Mais informações: (21) 2332-2015