ASSINE
search button

Amok Teatro estreia Os Cadernos de Kindzu no CCBB Rio de Janeiro

Espetáculo ficará em cartaz de 26 de outubro a 18 de dezembro

Compartilhar

O CCBB-RJ recebe a estreia do espetáculo Os Cadernos de Kindzu de 26 de outubro a 18 de dezembro. Com direção de Ana Teixeira e Stephane Brodt, a nova criação do Amok Teatro tem como ponto de partida a obra “Terra Sonambula” e o universo do escritor moçambicano, Mia Couto. 

O espetáculo conta a trajetória do jovem Kindzu, que para fugir das atrocidades de uma devastadora guerra civil, deixa sua vila e parte para uma viagem iniciática. Nela encontra outros fugitivos, refugiados e personagens repletos de humanidade que lhe farão viver experiências, ancoradas tanto na cultura tradicional do sudeste da África, quanto na vivência de um conflito devastador.

“Como o menino Muidinga e o velho Tahir do livro de Mia Couto, mergulhamos nos doze cadernos que compõem o diário de Kindzu e trilhamos a via das narrativas que revelam a dimensão onírica e mítica da existência, como formas de resistir à violência”, declara a diretora Ana Teixeira. 

Kindzu é parte de uma trajetória iniciada com “Salina (A Última vértebra)”, na qual o grupo investiga as formas narrativas, com inspiração em tradições de matriz africana. Salina e Kindzu trazem duas diferentes visões sobre o continente africano e duas diferentes propostas de linguagem cênica: Enquanto Salina é um mergulho numa África ancestral, Kindzu faz uma incursão numa África pós-colonial.

“O texto de Os Cadernos de Kindzu foi abordado com a abertura de quem busca um diálogo criativo e não uma tradução cênica de uma obra literária. Ao longo desse processo, uma nova narrativa foi se construindo. A trajetória de Kindzu e seus companheiros encontraram uma identidade própria na cena, porém não se afastaram da escrita de Mia Couto, da sua riqueza poética e suas imagens, ancoradas na cultura oral africana”, explica Stephane Brodt.  

Passando do conto à ação e da palavra ao canto, o espetáculo propõe uma incursão na guerra de independência do Moçambique, para explorar a natureza humana e a necessidade de reconstruir a vida e a memória. Com Os Cadernos Kindzu, o Amok Teatro aborda o fantástico e explora a língua portuguesa, em diferentes sonoridades. 

Os Cadernos e Kindzu aprofunda a pesquisa cênica iniciada com o projeto Salina (A Última Vértebra), onde o Amok investiga diferentes formas da narrativa, no contexto de culturas africanas, afro-brasileiras e, agora, afro-lusitanas. 

Sobre o Amok Teatro: 

Dirigido por Ana Teixeira e Stephane Brodt, o Amok Teatro caracteriza-se pela dedicação a um processo contínuo de pesquisa sobre a arte do ator e as possibilidades de encenação. Desde sua fundação em 1998, o grupo tem recebido por seus espetáculos diversos prêmios do teatro nacional e um grande reconhecimento da crítica e do público, sendo considerada hoje, uma das companhias de maior prestígio da cena carioca contemporânea. 

Além do Brasil, o Amok vem se destacando na China, onde se apresenta desde 2014. No final de 2016 seguem novamente a convite do país com o espetáculo Salina.

Os processos de criação e formação estão profundamente ligados nos trabalhos do Amok Teatro. A pedagogia responde à necessidade de promover uma dimensão do teatro que não se limita a produção de espetáculos e busca transmitir valores artísticos que não têm como único objetivo os resultados.

FICHA TÉCNICA

OS CADERNOS DE KINDZU é uma criação do AMOK TEATRO, a partir da obra “Terra Sonâmbula” de MIA COUTO.

Direção, cenário e figurino: Ana Teixeira e Stéphane Brodt

Assistente de direção: Sandra Alencar

Atores: Graciana Valladares (Farida), Gustavo Damasceno (Romão Pinto e Anão Xipoco), Luciana Lopes (Mãe KindzuTia Euzinha e Juliana), ?Sergio Loureiro (Pai Kindzu e Quintinho) Thiago Catarino (Kindzu) e Vanessa Dias (Assma, Anão Xipoco e Virgínia).

Participação especial: Stephane Brodt (Surendra)

Luz: Renato Machado

Direção musical: Stéphane Brodt

Música (criação e interpretação): o elenco

Fotos: Daniel Barboza

Designer gráfico: Paulo Lima

Assessoria de imprensa: LEAD Comunicação..

Produção executiva: Zana Marques

Coordenação administrativa: Eureka Ideias/?Sonia Dantas

SERVIÇO

Teatro: “Os Cadernos de Kindzu”

TemporadaDe 26 de outubro a 18 de dezembro

Local: CCBB-RJ - Teatro III

Endereço: R. Primeiro de Março, 66 - Centro, Rio de Janeiro – RJ. Tel. informações: (21) 2547-0156

Dias e horários: quarta a domingo – 19h30Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada)

Bilheteria: (21) 3808-2020

Duração: 120 min

Classificação: 14 anos

Gênero: drama