ASSINE
search button

Monólogo 'Antes do Café' estreia nesta sexta (21) no Teatro Nathália Timberg

Texto de Eugene O´Niell é interpretado por Nadia Bambirra e tem direção de Jorge Farjalla

Compartilhar

O texto de 'Antes do Café', do dramaturgo americano Eugenie O´Niell, que estreia dia 21 de outubro no Teatro Nathália Timberg num monólogo com a diretora e atriz Nadia Bambirra e direção de Jorge Farjalla, é sobre o amor, fracasso, solidão e morte.

O’Neill tem no currículo algumas obras primas, como 'Desejo Sobre os Olmos' e 'Longa Jornada Noite Adentro', que introduziram um tipo de representação expressionista ao teatro americano e é o único dramaturgo dos EUA premiado com o Nobel de literatura. Em 'Antes do Café' o fio narrativo mostra uma mulher à espera do marido para o café. Eles estão em plena crise, transparecendo frustração com o casamento e a vida miserável que levam, sem dinheiro para comprar pó de café. Fala sobre a difícil tarefa do relacionamento entre duas pessoas e o caminho árduo a ser percorrido na vida a dois. Mrs. Rowland vive num processo de deteriorização humana e de sua forma de amar, tanto ao marido como a si mesma. O “fazer café” é somente um argumento para o arsenal de ofensas e maldizeres a Alfredo (o marido) e a suas vidas.

O relógio da casa foi penhorado e isso gera na esposa o estopim para a sua tarefa do dia: humilhar Mr. Rowland. Não há limites sobre o descontentamento como mulher e possível mãe que essa personagem enfrenta. O fracasso e o amor na obra de O´Niell conduz toda a trama, a falta dele ou o exacerbo levam as personagens à seus extremos.

“Viver com você é morrer a fogo lento”, frase da personagem para o marido que é guiado no universo do desconforto pela mulher na forma de cobrança, da postura perante a vida, no trabalho, e, na traição cometida por ele. Aí está o grito da vontade de ser desejada, de ser vista como mulher – a traição não é somente por ter outra, é por não acreditar nesta mulher que faz tudo pelo marido e se frustra por não ter troca com ele. Ele, um poeta alcoólatra, ela uma costureira, ele filho de milionário, ela de um verdureiro. Ambos unidos pelo amor e a vontade de ser feliz, mas as personagens de O´Niell jamais alcançarão seus objetivos, elas vivem na ilusão, a redenção e a perdição são condições para viver.

Nadia Bambirra conta que viver este personagem a seduziu. “Há dez anos sem atuar no teatro, eu precisava sair da zona de conforto. E tive um diretor cuidadoso e criativo que me disse ‘com esta voz você tem que voltar ao teatro’ e me sugeriu o texto e quis me levar de volta ao palco. Ele me provoca e me estimula. Isto não é para qualquer um e não podia perder esta oportunidade”.

O diretor Jorge Farjalla – que vem da ousada e elogiada montagem de 'Dorotéia', de Nelson Rodrigues, conta que a encenação se baseia no tempo, na forma com que o ator executa um movimento ou uma ação dentro da cena. “O apartamento dos Rowlands está ali para que os espectadores se sintam em casa; é de dentro do cenário que o público também poderá assistir ao espetáculo. O silêncio é outro ponto primordial dentro da encenação, as ações da personagem são frases dentro desse silêncio, a primeira cena é apenas construída nas ações, sem falas. Não há palavras, há movimentos que exprimem as emoções da personagem”, explica.

Ficha Técnica 

Autor: Eugene O´Niell

Direção e encenação: Jorge Farjalla

Elenco: Nadia Bambirra

Cenário e direção de arte: Camila Rodrigues

Supervisão de figurino: Alex Brollo

Concepção de luz: Jorge Farjalla

Produção executiva: Denam Pettmant e Lua Haddad

Realização: 5KFilms e Cia Guerreiro

Serviço: 'Antes do Café', com Nadia Bambirra

Local: Teatro Nathália Timberg (Sala Nathalinha) - Av. das Américas, 2000 - Freeway Center – Barra da Tijuca

Texto:   Eugenio O´niell 

Temporada:  21 de outubro a 27 de novembro; sextas e sábados às 21h, e domingos às 19h

Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia para casos previstos em lei) e jovens pertencentes a famílias de baixa renda, com idades de 15 a 29 anos, diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores e titulares de cargos do quadro de apoio das escolas das redes estadual e municipais, professores da rede pública estadual e das redes municipais de ensino.

Classificação: 16 anos

Mais informações: 2442-5188 / 3388-5864 ou 5752