ASSINE
search button

ArtRio 2016: Feira de arte recebe cerca de 49 mil visitantes

Presença do público e negociações nas galerias comprovam a força do segmento de arte no país

Compartilhar

A sexta edição da ArtRio terminou neste domingo, dia 02 de outubro, e recebeu público de cerca de 49 mil pessoas. Esta edição focou em trazer para a feira importantes colecionadores e curadores, brasileiros e internacionais. Um grupo de 50 profissionais desses segmentos de países como Argentina, França, Estados Unidos, China, Austrália e Nova Zelândia, este presente no evento.

Já considerada entre as principais feiras de arte do mercado, a ArtRio tem a meta de ser reconhecida como uma das principais feiras para a realização de negócios, com a presença de importantes galerias e obras de alta qualidade.

Esse ano, a feira reuniu 73 galerias, de sete países, nos armazéns do Píer Mauá.

Em 2017, a ArtRio acontecerá entre os dias 20 a 24 de setembro. As inscrições para as galerias começam em novembro.

 “Acreditamos que em 2016 a ArtRio aconteceu no formato ideal, prestigiando a qualidade das obras e das galerias e em total sintonia com o mercado atual. Nesta edição, trabalhamos muito para trazer colecionadores e curadores unindo todos os segmentos dessa engrenagem. Os bons resultados alcançados pelas galerias prova que o mercado de arte continua muito ativo no país. A arte brasileira está muito valorizada e reconhecida internacionalmente e isso é importante para a imagem do Brasil como um país com forte e expressiva produção cultural”, indica Brenda Valansi, presidente da ArtRio.

 Pelo sexto ano consecutivo, e desde sua primeira edição, a ArtRio teve a isenção de ICMS na aquisição de peças internacionais compradas por residentes no estado do Rio de Janeiro.

Além de apresentar os grandes nomes da arte mundial, a ArtRio tem entre suas metas também apresentar novos nomes da arte. Um dos programas da feira, o VISTA, é dedicado às galerias jovens, com a apresentação de arte contemporânea emergente, e a ArtRio também realiza o Prêmio FOCO Bradesco ArtRio, destinado a artistas jovens com até 15 anos de carreiras. Os selecionados em 2016 foram Romy Pocztaruk, Ivan Grilo e Jaime Lauriano. Todos receberão residências artísticas e esse ano participaram com suas obras da ArtRio.

Realizada pela BEX Produções, a ArtRio tem patrocínio máster do Bradesco, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. A feira de arte tem também patrocínio da AON e do SEBRAE, apoio da Heineken, Minalba, Pirelli e SISTEMA FIRJAN e apoio institucional da Estácio e Klabin.