ASSINE
search button

Funarte apresenta novas edições da revista Móin-Móin

Publicação é sobre teatro de animação, bonecos e linguagens afins

Compartilhar

Neste sábado (1º), às 16h, será realizado o lançamento de duas novas edições da Móin-Móin – Revista de estudos sobre teatro de formas animadas, no Teatro Duse, espaço dedicado a essa linguagem artística, na Casa Funarte Paschoal Carlos Magno, em Santa Teresa – Rio. A distribuição é gratuita, nas versões impressa e digital – disponível na internet – . A Fundação Nacional de Artes – Funarte é parceira da iniciativa e apoiou a publicação do nº 15.

Na ocasião do lançamento, o nº 14 será apresentado ao público pelo idealizador e editor da revista, o Prof. Dr. Valmor Nini Beltrame, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA - USP) e com especialização no Institut International de la Marionnette (IIM), na França. O tema da edição é Filosofias da Formação Profissional no Teatro de Formas Animadas. Foi anunciada a presença da Profa. Dra. Ana Maria Amaral, da USP. 

Móin-Móin é uma publicação universitária realizada pela Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul (SCAR) e pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e está vinculada ao Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Teatro do Centro de Artes da instituição, em Florianópolis (SC).  Hoje a Móin-Móin tem sido utilizada no Brasil como referência teórica importante, para pesquisas de mestrado e teses de doutorado sobre teatro de formas animadas. A revista tem ainda reconhecimento internacional. Sua importância pode ser medida pelo destaque que recebeu na Encyclopédie Mondiale des Arts de la Marionnette, publicada na França, pela editora L’Étretemps, em 2009.

A edição nº 14 conta com artigos de pensadores, que abordam diferentes facetas dos problemas relacionados à formação do artista que atua com a linguagem dos bonecos e formas afins. São textos de pesquisadores, pedagogos do teatro, artistas e outros profissionais, que se dedicam à formação em diferentes contextos e culturas. O nº 14 traz textos de nomes como: Marthe Adam, do Canadá; John Bell, dos EUA; Lucile Bodson, da França; Greta Bruggeman, da França; Boris Goldovsky; Nicolas Gousseff, da França; Henryk Jurkowski, da Polônia; Tito Lorefice, da Argentina; Fabrizio Montecchi, da Itália; Irina Niculescu, dos EUA; Hadas Ophrat, de Israel, Marek Waszkiel, da Polônia; e Wang Xiaoxin e Tan Zhiyuan, da China – além de um artigo do presidente da Funarte, Humberto Braga. Essa publicação foi elaborada em conjunto com a Comissão de Formação Profissional da Union Internationale de la Marionnette (Unima).

Sobre Móin Móin e o teatro de formas animadas

Segundo o Dr. Beltrame, a Móin-Móin é a única revista com este perfil formativo na América Latina e suas publicações integram um conjunto de ações educativas e culturais, desenvolvido nessa área artística. “Nas últimas décadas, o teatro de formas animadas no Brasil vem superando ideias que o senso comum alimenta, como a crença de que ator/animador é profissão para a qual são suficientes o dom, a experiência e o saber fazer. Mais e mais a necessidade de profissionalização se torna evidente, enfatizando a urgência do domínio de técnicas, práticas e teorias relacionadas ao ofício. A leitura destes textos possibilita perceber a complexidade de que se reveste a formação e o trabalho do artista que lida com o teatro de Formas Animadas.”, ressalta o ator, diretor, dramaturgo, escritor e pesquisador.

O nome Móin-Móin é uma homenagem à marionetista Margarethe Schlünzen, que faleceu em agosto de 1978 e, durante as décadas de 1950 e 1960, encantou crianças de Jaraguá do Sul (Santa Catarina, Brasil) com suas apresentações. Ela era sempre recebida nas escolas pelo coro "guten morgen, guten morgen" (“bom dia, bom dia”), em alemão. A expressão tornou o trabalho da marionetista conhecido como “Teatro da Móin-Móin”. 

Baixe as edições da ‘Moin-Móin’- Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas no link:

https://ppgt.ceart.udesc.br/?id=601

Serviço:

Revista Móin-Móin

Apresentação da Edição nº 14 e lançamento da Edição nº 15

1º de outubro de 2016, sábado, às 16h

Apresentação: Prof. Dr. Valmor Nini Beltrame

Teatro Duse - Casa Funarte Paschoal Carlos MagnoRua Hermenegildo de Barros, 161 – Santa TeresaRio de Janeiro (RJ)  | Tel. (21) 3233 1306

Apoio: Fundação Nacional de Artes – Funarte/Ministério da Cultura