ASSINE
search button

Grupo se reúne nas ruas de Roma para ler 'Divina Comédia'

Iniciativa foi criada por um jovem professor de história da arte

Compartilhar

Há mais de um ano um grupo de jovens se reúne semanalmente nas ruas e bibliotecas de Roma para ler o clássico "A Divina Comédia", obra máxima de Dante Alighieri. A iniciativa foi criada pelo professor de história da arte Luca Maria Spagnuolo, de 30 anos. Inspirado no diretor, ator e comediante Roberto Benigni, que promoveu releituras menos acadêmicas do poeta, o professor desafiou os tempos modernos e levou às rodas de leitores uma versão mais "leve" da obra. "Não é só por mero prazer literário.    

Como podemos querer entender os outros se não sabemos nem de onde viemos?", declarou o jovem especialista em Dante.    

A união entre o estudo e a paixão pela "Divina Comédia" levou Spagnuolo a tomar a iniciativa de, todas as sextas-feiras, tornar mais acessível o difícil clássico literário - escrito em um italiano arcaico, com muitas derivações do latim - e mostrar ao máximo de pessoas possível a grandeza do autor.    

No começo o professor passou por dificuldades, mas persistiu na ideia. Hoje o retorno aparece cada vez mais, e o grupo de mais de 30 pessoas conta com o apoio da "Sociedade Dante Alighieri" e era prestigiado até pelo recém-falecido ex-presidente italiano Carlo Azeglio Ciampi. Além disso, começou a produzir vídeos dos cantos que serão lidos e interpretados nos encontros semanais.