ASSINE
search button

Livro reúne ensaios que analisam o Rio de Janeiro por meio das artes

"Rio circular - A cidade em pauta" será lançado pela Autografia Editora

Compartilhar

Vinte e um ensaios, 21 formas de analisar personagens, narrativas e representações do Rio de Janeiro. O livro Rio circular - A cidade em pauta, publicado pela Autografia Editora, reúne textos que investigam como as artes têm desenhado o imaginário sobre o espaço carioca.

A obra, organizada pelas pesquisadoras Aline Novaes, Juliana Krapp e Rosana Lobo, será lançada nesta segunda-feira (26), às 19h30, na sede da Autografia Editora, no Flamengo. Integram o volume pesquisadores e acadêmicos já consagrados, como Renato Cordeiro Gomes e Vera Lúcia Follain de Figueiredo, além de representantes da nova leva de autores-pesquisadores, estudiosos e jornalistas que têm trazido vigor ao panorama dos estudos sobre o universo simbólico do Rio.

“A ideia inicial era reunir artigos sobre o Rio de Janeiro e a literatura, estimulando a publicação de pensamento crítico sobre a cidade, neste momento em que avaliar seus rumos é tão urgente e complexo. Mas logo vimos que seria importante trazer também as outras artes. Por isso Rio circular tem como foco principal o fazer literário, mas traz ainda reflexões sobre a música, o cinema, a TV e a cultura carioca em geral”, explica Rosana.

São diferentes abordagens, perspectivas e pontos de vista sobre a produção artística sobre a capital fluminense. Os artigos passeiam por temas como Noel Rosa e sua relação com o cotidiano das ruas, Nelson Rodrigues e a transformação de comportamentos na Zona Sul e na Zona Norte, a comida de subúrbio e sua forma de traçar uma “cartografia de afetos”. Chico Buarque, Rubem Fonseca, João do Rio, Marques Rebelo, o livro Cidade de Deus e os bairros de Copacabana e da Lapa são, também, protagonistas dos textos. E há espaço, ainda, para temas inusitados no rol de análises sobre a cidade, como as narrativas policiais e o papel de mulheres sambistas — Dona Ivone Lara e Elza Soares, por exemplo — na ideia de “malandragem”.

“O que surge nestas páginas – em ensaios de fácil leitura, mas que nem por isso abdicam da profundidade – é uma cidade em mutação e que se vale das artes para fazer uma espécie de autoanálise. A qual pode assumir formas duras ou delicadas, sofisticadas ou brutais. Só não foge do enfrentamento de si mesma, seja na literatura, na música ou no cinema, e até nas novelas de televisão”, descreve, na orelha, o jornalista e escritor Alvaro Costa e Silva.

Serviço: A livraria da Autografia Editora fica na Travessa dos Tamoios 32-C, Flamengo. O livro custa R$ 45.