ASSINE
search button

Morre aos 86 anos a estilista francesa Sonia Rykiel

Lenda da moda, Rykiel era conhecida como "rainha do tricô"

Compartilhar

Faleceu na manhã desta quinta-feira, dia 25, em sua casa em Paris, a estilista francesa Sonia Rykiel, que era conhecida como "rainha do tricô".    

Em comunicado, sua filha, Nathalie, explicou que a designer de 86 anos morreu em consequência de complicações do Mal de Parkinson, doença que sofria há mais de 15 anos.    

Lamentando a perda, o presidente da França, François Hollande, disse que Rykiel era "uma pioneira" que "ofereceu às mulheres a liberdade do movimento".    

Rykiel entrou para o mundo da moda no começo dos anos 1960, desenhando vestidos leves de tricô para gestantes. Ela usou como base as próprias necessidades de quando esteve grávida. Com peças leves e gostosas de usar, diferentemente dos trajes rígidos da época, seu império foi crescendo e logo ela começou a costurar também para homens e crianças. Entre seus clientes mais famosos estavam nomes como Brigitte Bardot e Audrey Hepburn. Nascida em 1930 em Paris, Sonia Flis era filha de pai francês e mãe romena, ela começou a carreira como vitrinista na Paris do pós-guerra.